Pesquisar No Site
Ciapi diversifica atividades e oferece oficina de interpretação teatral em parceria com a Fundacc

Ciapi diversifica atividades e oferece oficina de interpretação teatral em parceria com a Fundacc
Soltar o lado artístico ou simplesmente vencer a timidez, ajudar a superar um tratamento oncológico ou as limitações de um acidente de trânsito, essas são algumas das razões que levaram alguns frequentadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) a integrar a oficina de interpretação teatral.

#PraCegoVer Sala de Atividades do Ciapi. Oito pessoas, entre homens e mulheres, estão sentadas em cadeiras em disposição de semi-círculo. Uma mulher está de pé e conversa com outra que está sentada.
As aulas são ministradas pelo professor da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Ailton Guedes, que, por meio de técnicas de interpretação de Teatro, trabalha a criatividade, expressividade, memória, concentração, desinibição e autoconfiança. “Nossa prática estimula a espontaneidade e criatividade. É um momento de conhecimento, leveza, diversão e de contato consigo e com o outro”, disse Guedes.
Vítima de um acidente de trânsito, aos 23 anos, que o deixou com deficiências múltiplas (física e intelectual), com comprometimento da comunicação, habilidades sociais e motoras, Roberval Oliveira de Faria, hoje, com 42 anos, recuperou parte da marcha e da fala e decidiu fazer as aulas de teatro para se desafiar.
“A deficiência, que convivo com ela, após o acidente, me desafia a obter mais de mim. Falaram que não voltaria a andar e eu voltei. Falaram que não voltaria a falar e recuperei a capacidade de me comunicar. Então, fazer aula de teatro é mais um desafio para a minha recuperação”, declarou.
O mesmo acontece com Vera Aparecida Moura, 75 anos, paciente oncológica, que também faz aulas de musculação e movimento corporal no Ciapi. “Por recomendação médica, preciso fazer atividade física. O Teatro é um complemento que me dá motivação e satisfação”, afirmou.
A oficina de interpretação teatral é ministrada às segundas e quartas, das 9h às 11h. Os interessados devem efetuar a inscrição na secretaria do Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida