Pesquisar No Site
Taxas de absenteísmo na Saúde passam de 22% em consultas e exames no 3º quadrimestre de 2021
Taxas de absenteísmo na Saúde passam de 22% em consultas e exames no 3º quadrimestre de 2021
Durante a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2021, a Secretaria de Saúde apresentou as taxas de absenteísmo (faltosos) em consultas e exames ambulatoriais.
Segundo o levantamento, de setembro a dezembro do ano passado, dos 5.374 pacientes agendados para consultas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), 1.192 não compareceram. A taxa de absenteísmo foi de 22%, dois pontos percentuais a mais do que a registrada no 2º quadrimestre de 2021.
Também entre os meses de setembro e dezembro, 2.499 pessoas foram agendadas no AME para a realização de exames, mas quase 23% não compareceram.
Na rede municipal de Saúde, a taxa de absenteísmo do 3º quadrimestre tanto de consultas quanto a de exames foi de 21%.
Diretora da Divisão de Planejamento (Diplan) da Secretaria de Saúde, Priscila Meyer explicou que a Rede de Atenção Básica, com a ajuda dos agentes comunitários de saúde (ACSs), realiza a busca ativa para que as taxas de absenteísmo sejam reduzidas.
A Secretaria de Saúde conta com o apoio da população para redução das taxas. Priscila reforçou que “manter o cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ajuda muito, já que há diversos problemas com mudanças de número e endereços”.
Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como a aumento da fila de espera e, consequentemente, as reclamações da demora do serviço. Por isso, para a diretora da Diplan, o cadastro do paciente é primordial e deve ser atualizado constantemente.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência, ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize um encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos, que utiliza os sistemas da Central de Regulamentação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e da Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), tem uma equipe formada por enfermeira, assistente social e auxiliares administrativos que são responsáveis pela regulamentação, triagem e análise de casos, classificando-os como urgência ou emergência.
Veja Também Recentes
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de
Prefeitura de Caraguatatuba publica resultado definitivo do chamamento do PEAD com mais de 1.630 inscritos
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a classificação final do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) na Edição nº 1.469 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira (11/12). Ao todo, 613 candidatos se inscreveram para atuar como Beneficiário Oficial
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Prefeitura entrega nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na manhã de sábado (28), a entrega da nova Base de Apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no bairro do Tinga, região Centro/Sul da cidade. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, do vice-presidente