Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e Funasa articulam projeto de mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti

Prefeitura de Caraguatatuba e Funasa articulam projeto de mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti
Técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde (MS), estiveram em Caraguatatuba, nesta semana, para tratar da iniciação do projeto ‘Mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti e seus agravos’, voltado para ações de Educação em Saúde Ambiental de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além dos servidores do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e da Superintendência Estadual em São Paulo (Suest – SP) da Funasa, a reunião realizada na videoteca Lúcio Braun reuniu também gestores das secretarias municipais de Saúde, Planejamento, Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

#PraCegoVer: Visão frontal do público ouvindo a articuladora Sandra Regina Rodrigues na sala da videoteca Lúcio Braun durante reunião da Funasa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O encontro teve como pauta o detalhamento e a definição das etapas necessárias para atender os objetivos da iniciativa, que consiste em instrumentalizar a sociedade com conceitos e informações sobre possíveis criadouros e focos do vetor nos domicílios, visando a sua eliminação e diminuição dos agravos a saúde.
Segundo a chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Suest – SP e responsável pela articulação no município, Sandra Regina Rodrigues de Souza, a ideia é potencializar o trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura. “A proposta é ampliar as atividades educativas de vigilância e controle do Aedes aegypti, abrangendo os mais diversos públicos como da rede de ensino, unidades de saúde, serviços sociais e dos demais segmentos municipais”, ressaltou.
Com estratégia intersetorial e foco no cidadão, o projeto é destinado à adoção de condutas e práticas para o enfrentamento vetorial no município, por meio da realização de diferentes intervenções de qualificação, formação, sensibilização e conscientização para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Para a secretária-adjunta de Saúde, Derci Andolfo, essa mobilização é de extrema importância para engajar a população e consolidar informações sobre a incidência das doenças causadas pelo Aedes. “A parceria contribui para a melhoria do nosso trabalho, pois além de possibilitar novos conhecimentos aos nossos técnicos, com a expertise dos profissionais da fundação, a administração poderá compor o orçamento para o desenvolvimento das ações com recursos destinados pela Funasa”, destacou a gestora.
Avaliação de Densidade Larvária (ADL)
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no último mês de janeiro, apontou Índice de Breteau (IB) de 2,5, que representa estado de alerta em relação à infestação do Aedes aegypti no município. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério Saúde sugerem o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia.
O CCZ reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas de combate ao Aedes como, por exemplo, realizar monitoramentos semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água. Pedidos de vistorias e denúncias sobre potenciais criadouros do mosquito podem ser feitos via Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
O projeto de lei que altera o Código Tributário do Município (Lei Complementar n° 1/1997) será discutido em duas audiências públicas nesta quarta e na próxima sexta-feira (12 e 14/3), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria de Fazenda vão explicar a proposta aos

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Revelando SP 2025: Confira o prazo para manifestação de interesse dos artistas
O Revelando SP, o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, está com inscrições abertas para as edições de 2025. Os fazedores de cultura interessados devem preencher uma manifestação de interesse até o dia 28 de março por meio do link https://forms.gle/UzG3e43gAfXktp7x6. As

Caraguatatuba oferece 181 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 181 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor