Pesquisar No Site
Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia

Ciapi inicia projeto Roda Musical com frequentadores do Centro de Convivência e Centro Dia
O uso da música como recurso terapêutico é uma prática que acompanha o ser humano desde a Antiguidade. Comprovadamente, melodias são capazes de liberar endorfina, proteger o cérebro, reduzir as dores do corpo, além de contribui para a socialização.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. Catorze pessoas entre homens e mulheres estão sentados. Elas participam do projeto Roda Musical. Quatro cuidadores do Ciapi acompanham a atividade Roda Musical (Cláudio Gomes/PMC)
A partir desses benefícios, a psicóloga Isabela Gobetti Leite e a terapeuta ocupacional Neorinete Campos Graves, a Nori, organizaram o projeto Roda Musical, voltado aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), da Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, às segundas-feiras, 14h.
“A Roda Musical é um momento para as pessoas expressarem suas emoções, exercitarem a memória e trocarem experiências, além de ser um encontro de alegria e bom humor. Trabalhamos com músicas trazidas pelos participantes ou escolhidas por nós. Nosso repertório escolhido nesta semana foi ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e ‘Tu és o maior amor da minha vida’, dos compositores Sílvio Lima e De Carvalho, ‘Evidências’, de Chitãozinho e Xororó, e ‘Gostava tanto de você’ (Tim Maia)”, disse a psicóloga.
A participação não se resume apenas na cantoria. As duas profissionais fazem uma reflexão sobre as letras, os sentimentos e as lembranças que despertam.

#PraCegoVer Anfiteatro do Ciapi. A terapeuta ocupacional Nori acompanha a atividade Roda Musical. Ela está com blusa branca ao lado de uma senhora com vestido branco com listas vermelhas, sentada em uma cadeira de rodas. Ao lado das duas há mais três senhoras (Cláudio Gomes/PMC)
“Os idosos costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e é aí que a música pode ajudar, motivando e reduzindo a resistência. O ganho biopsicossocial é significativo: melhora e equilibra o humor; evita picos de raiva e tristeza; reduz a agitação e estresse; aumenta a conexão entre relações e coordenação motora; contribui para reduzir a perda cognitiva, entre outros benefícios”, ressaltou Nori.
Assíduo nos encontros, José Giovani da Silva, 60 anos, acompanha a mãe, Gilda, 85 anos, que passou por cirurgia cardíaca e tem dificuldades de fala por ter sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico).
“Minha mãe acompanha as músicas, batendo palmas e os pés e tenta cantá-las. A Roda Musical faz muito bem a ela e a mim também”, afirmou.
Outra que não gosta de perder os encontros é Iná Silva Santos Leite, 74 anos. “Ali, a gente relaxa, distrai, não pensa nos problemas e faz novos amigos” disse.
Já Ocimar Félix Júnior, 33 anos, dribla a timidez e os problemas de saúde no grupo. “Gosto de saber os que os mais velhos pensam, as músicas que gostam e de me enturmar com eles. Também faço natação e hidroginástica no Ciapi”, contou.
Centro Dia e Centro de Convivência
O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e está sob a gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Podem usufruir deste serviço idosos ou pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, violência, violação de direitos ou isolamento social.
O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
Para as aulas do Centro de Convivência, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Veja Também Recentes

Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
A artista visual Manuela Navas apresenta sua exposição individual no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. “Tudo é sonho/improviso impermutável e a impossibilidade de ser” até 22 de março. A curadoria é de Carolina Rodrigues e a direção artística de Carla Oliveira. Em 2025, Manuela realiza um projeto artístico

Fundacc realiza Concurso de Marchinhas neste sábado na Praça Dr. Cândido Motta
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove neste sábado (22/2), às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro da cidade, o tradicional Concurso de Marchinhas. Os 12 candidatos inscritos, selecionados de acordo com o edital da Fundação, apresentam suas marchinhas para uma comissão de jurados, que vai avaliar quesitos,

Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativa o Programa Comércio Legal em um evento no dia 19 de março, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. Instituído pela Lei Complementar nº 53/2014, o programa compreende um conjunto de medidas afirmativas,

Empresa de aplicativo de transporte de passageiros atua de forma irregular em Caraguatatuba
A Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão deflagraram uma operação para coibir as irregularidades da Ubiz Car, nome fantasia de uma empresa que está atuando no município no transporte de passageiros. Os carros estão adesivados com o nome do serviço, o que é

Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da