Pesquisar No Site
Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba alerta para posse responsável de animais

Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba alerta para posse responsável de animais
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (30), a palestra sobre ‘Posse Responsável’ aos alunos do Ciefi Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras.
O encontro foi ministrado pela Agente de Zoonoses, Bruna dos Santos Machado e pela Oficial de Controle Animal, Priscila Arantes de Faria, com o principal objetivo de orientar os alunos sobre as responsabilidade de ter um animal em casa.

#PraCegoVer: Funcionária do CCZ aponta para apresentação da palestra, onde está escrito Posse Responsável Educação (Foto: Luis Gava/PMC)
Foram abordados temas como a importância dos cuidados com a saúde e higiene do animal; local adequado e espaço suficiente para mantê-los; orientação sobre crime de maus tratos a animais; orientação sobre microchip, raiva, entre outras situações que envolvam os animais.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, normalmente após as palestras, aumenta o número de visitas no Centro para busca por animais disponíveis para adoção, além de orientações sobre como cuidar dos pets.
“A ideia é que, a partir do momento em que for entendido o que é a posse responsável, situação de maus-tratos, abandonos, falta de cuidados com a saúde e higiene diminuam ou não ocorram mais”, explica.
O CCZ destaca alguns itens importantes no momento da adoção como registro e identificação do animal (microchip), utilização de coleira e guia durante os passeios, recolhimento de fezes, abrigo adequado protegido de sol e vento, vacinação e vermifugação, alimentação conforme a faixa etária do animal, e esterilização (castração).
Além das campanhas de adoção, o Centro de Controle de Zoonoses realiza diversas ações durante o ano como programa de castração, vacinação gratuita contra a raiva em cães e gatos e as palestras sobre posse responsável nas unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada.
O Centro de Controle de Zoonoses está aberto para orientações e visitação dos animais disponíveis para adoção. Está localizado na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia. Telefones para contato são (12) 3887-6085 / 3887-6888. Horário de Atendimento é das 9h às 14h.
Veja Também Recentes

Festa das Cores reúne 300 pessoas para comemorar aniversariantes do mês dos usuários do Ciapi
A primeira festa do ano no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foi repleta de alegria, descontração, muita música e dança, e uma grande guerra colorida com pó de cores diversas

Inscrições abertas para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o processo seletivo na última quinta-feira (6). No polo de Caraguatatuba serão oferecidas 93 vagas. São 31 vagas no Eixo de Licenciaturas em Pedagogia, Matemática ou Letras/Português. Outras 31, no Eixo Computação: Engenharia da Computação ou Bacharelado em

Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Fundacc realiza Concurso de Marchinhas neste sábado na Praça Dr. Cândido Motta
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove neste sábado (22/2), às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro da cidade, o tradicional Concurso de Marchinhas. Os 12 candidatos inscritos, selecionados de acordo com o edital da Fundação, apresentam suas marchinhas para uma comissão de jurados, que vai avaliar quesitos,

Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma