Pesquisar No Site
Caraguatatuba retoma aulas do Proerd para cerca de 2 mil alunos

Caraguatatuba retoma aulas do Proerd para cerca de 2 mil alunos
Alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba retomaram na última semana as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa é uma parceria entre o 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) e a Prefeitura de Caraguatatuba, promovido pela da Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos.

#PraCegoVer: Detalhe da cartilha utilizada pelos alunos durante aulas do Proerd (Foto: Lais Fontes/PMC)
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. A principal missão é orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro ou ilícitas.
As lições são passadas aos estudantes de forma leve e divertida, com apoio de atividades interativas, apoiadas em uma cartilha estruturada com linguagem apropriada para a idade dos alunos.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que o Proerd faz parte de um conjunto de ações de ‘Formação Cidadã’, promovido pelo Setor de Projetos da Seduc, e que tem como objetivo ensinar estratégias de resistência e de tomada de decisão aos alunos. “A proposta é fornecermos ferramentas que ajudem nossos estudantes a desenvolver habilidades que os permitam realizar escolhas seguras, responsáveis e saudáveis”, disse.
Este ano, cerca de 2 mil alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam do Proerd. São alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos.
O programa conta com 10 encontros/aulas com duração de 45 a 60 minutos, proferidas pelo CB PM Leandro Pereira, que aborda também questões de civismo, cidadania e valores humanos.
Veja Também Recentes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de