Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi
Com o passar dos anos, o ser humano perde massa muscular, os ossos afinam e os órgãos internos diminuem de tamanho. Esse processo é acelerado na terceira idade. A recomendação médica é unânime: a prática de exercícios regulares e boa alimentação.

#PraCegoVer A fisioterapeuta está agachada ao lado de uma aluna, deitada no colchonete, que segura a bola de pilates com as duas mãos. A professora ajuda a aluna a fazer os movimentos (Cláudio Gomes/PMC)
Uma das atividades indicadas pelos especialistas é o Pilates. Um método criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), onde os exercícios propostos são de baixo impacto, ou seja, evitam sobrecarga nas articulações já desgastadas, trabalham força muscular, flexibilidade, postura e respiração. Esse uso global do corpo contribui para a melhora da qualidade de vida na terceira idade, eleva a autoestima e reduz o risco de quedas.
O Pilates é oferecido aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sob a orientação da fisioterapeuta Tamíris Souza Mendes da Silva, às segundas e quintas.
“Como fazemos no solo, em colchonetes e com a bola de Pilates, a indicação é para as pessoas que têm autonomia em abaixar e levantar sozinhas. Os movimentos trabalham o alongamento e fortalecimento muscular, conscientização corporal, mobilização articular”, explicou a fisioterapeuta.
O casal Rosa e Júlio Cavalcante Ramos, 73 e 70 anos, respectivamente, participa junto da aula. Ramos contou que entrou na turma para incentivar a esposa, que tem artrose no joelho. “Entrei para fazer companhia, mas também me beneficiei porque é muito bom fisicamente, mentalmente e para fazer novas amizades”, declarou.
Outro par que frequenta o grupo é Iná e Benedito Leite, 74 e 75 anos. “Essa é a primeira atividade que fazemos no Ciapi. O Pilates é um exercício que mexe com todo o corpo. Nessa idade, o ideal é não ficar parado”, afirmou Leite.
Centro Dia e Centro de Convivência
O Ciapi é um equipamento da Sepedi e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraCegoVer Homens e mulheres estão deitados em um colchonete no chão, em uma sala. Eles estão com os pés em cima da bola de pilates. A fisioterapeuta ajuda uma aluna a colocar os pés sob a bola (Cláudio Gomes/PMC)
O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos (R$ 3,3 mil) ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos (R$ 2,2 mil).
Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

GCM de Caraguatatuba apreende drogas e cumpre mandado de busca e apreensão
A Guarda Civil Municipal atuou em duas ocorrências nesta terça-feira (18), em Caraguatatuba. Trata-se de uma apreensão de drogas e o cumprimento de mandato de busca e apreensão. Na primeira ocorrência, equipes da GCM prestaram apoio ao Poder Judiciário para cumprir mandados de busca e apreensão em diversos pontos da

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,