Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita mais de 400 profissionais da educação sobre déficit de atenção e hiperatividade

Caraguatatuba capacita mais de 400 profissionais da educação sobre déficit de atenção e hiperatividade
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da secretaria de Educação (Seduc), em atenção à Lei 14.254/21, que instituiu o acompanhamento para educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) entre outros transtornos de aprendizagem, está sensibilizando a rede municipal de ensino desde o início do ano letivo com a realização de ações programadas sobre o tema.
Nos dia 3 e 4 de março foi realizada no Auditório da Fundacc e no Teatro Mário Covas a capacitação: “Conversando sobre o TDAH”, com a psicóloga Silvia Helena, para 412 profissionais do quadro de apoio escolar, entre Agentes de Desenvolvimento Infantil, Agentes de Apoio Escolar e Estagiários.

#PraCegoVer: Em pé, a diretora do Setor de Inclusão da Seduc, Daniela Lellis, fala ao microfone durante capacitação sobre TDAH no Teatro Mário Covas (Foto: Lais Fontes/PMC)
Foram apresentados, entre outras informações relevantes, dados sobre o diagnóstico, sinais e sintomas, sugestões de estratégias, dicas e ações para o desenvolvimento de habilidades importantes, como comunicação e afeto, a fim de auxiliarem no desenvolvimento integral do aluno.
A primeira ação da capacitação foi realizada em fevereiro, na sede da Seduc, para 30 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Paiva, a finalidade da abordagem do tema é aprofundar conceitos, concepções e processos sobre práticas pedagógicas de intervenção pós-diagnóstico para TDAH no contexto escolar, de maneira a atender, compreender e produzir práticas pedagógicas inclusivas aos alunos da rede municipal.
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como a desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é mais comum em crianças e adolescentes e, em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção e hiperatividade-impulsividade.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva, Daniela Lellis, explicou que as capacitações fazem parte de um conjunto de ações planejadas pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, com apoio do setor, sendo a próxima etapa um encontro temático com integrantes das equipes de gestão escolar.
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no