Pesquisar No Site
Saúde reforça importância do CAPS AD para tratamento de dependentes; saiba como e onde procurar ajuda

Saúde reforça importância do CAPS AD para tratamento de dependentes; saiba como e onde procurar ajuda
Há muito tempo se sabe que a dependência do álcool, de substâncias ou do tabaco prejudica não só a saúde física da pessoa como também o humor e a estabilidade emocional, além das suas relações pessoais.
Com o Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20 de fevereiro) se aproximando, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça a importância do apoio e atendimento do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) aos dependentes.

#PraCegoVer: Imagem área mostra o CAPS AD que está localizado no Perequê Mirim (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A dependência química é uma questão de saúde pública, cujo tratamento é focado nas questões comportamentais. A partir desse entendimento, o foco principal do CAPS AD é o acompanhamento terapêutico. Este tratamento é a construção de uma nova rotina, novo hábito, onde a bebida ou a droga não sejam mais um recurso para lidar com as emoções e trazer a “felicidade”.
“O objetivo do tratamento do CAPS AD é fazer uma parceria com paciente na construção de uma nova rotina”, explicou a psicóloga da unidade Patrícia Spessimille.
A psicóloga é responsável por fazer os atendimentos individuais, a psicoterapia breve, grupos de família de dependes químicos, grupos relacionados às questões emocionais e discussões e avaliações de caso.
O CAPS AD tem um foco muito grande no acompanhamento terapêutico porque somente a medicação não vai fazer essa construção. A psicóloga reforçou que o medicamento “alivia alguns sintomas da dependência, mas que ele sozinho não consegue construir uma nova proposta de vida”. “Sem o acompanhamento terapêutico, não é possível”, ressaltou.
A porta de entrada para receber ajuda
O atendimento do CAPS AD é aberto para qualquer pessoa que estiver enfrentando problemas com álcool ou drogas. Na unidade, a equipe multidisciplinar realiza uma triagem para saber qual a situação do paciente. “A gente consegue entender se ele é legível ao tratamento no CAPS AD”, disse a psicóloga.
O CAPS AD é responsável por atendimentos aos casos de sofrimento intenso decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Feita a triagem, o paciente já é inserido num grupo de acolhimento terapêutico. Após isso é realizado o projeto terapêutico singular (PTS).
Segundo Patrícia, a equipe é muito cautelosa na administração da medicação porque o paciente já é usuário de uma substância e, por isso, existe uma preocupação na hora de inserir outra substância em sua rotina.
A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres, entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social, terapeuta ocupacional e atendimento de enfermagem voltado para este público.
Todo mundo pode procurar ajuda do CAPS AD e ninguém deixa de ser acolhido por algum técnico. Sempre tem um profissional de plantão na unidade, seja psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e assistente social para ajudar o paciente.
O CAPS AD está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297, no Perequê Mirim, atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. O telefone é o 3885-4600.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área