Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba continua ações de combate ao mosquito Aedes aegypti até sexta

Prefeitura de Caraguatatuba continua ações de combate ao mosquito Aedes aegypti até sexta
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, continua com as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti ao longo desta semana.
Para realizar as ações, a Secretaria de Saúde conta com o apoio dos agentes de endemias, ou de controle da dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

#PraCegoVer: Agentes do CCZ realizam nebulização em uma residência (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Nesta terça-feira (15), uma equipe de agentes começa a aplicação de inseticida, por meio da nebulização, no Indaiá. Essa ação é muito importante porque o inseticida é capaz de eliminar o mosquito em sua fase adulta. Ela foi necessária após a confirmação de um caso de dengue nos últimos dias no bairro.
No outro lado da cidade, mais precisamente no bairro Massaguaçu, outra equipe realiza o bloqueio mecânico. Esse trabalho consiste na remoção de possíveis criadouros do mosquito e orientação aos moradores. No local, há um caso de chikungunya em investigação.
Ambas as ações serão realizadas até sexta-feira (18), sendo que a nebulização é das 8h às 14h e o bloqueio das 8h às 17h. O CCZ pede com a colaboração da população para permitir a entrada dos agentes nas residências.
O CCZ ainda realiza a vistoria de pontos estratégicos (PEs). Esses locais recebem a visita de um agente a cada 15 dias. A unidade tem mais de 50 PEs cadastrados.
Os pontos estratégicos são locais com grande acúmulo de materiais como borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses espaços facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.
Dados epidemiológicos
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba tem 17 casos confirmados de dengue e outros 41 em investigação. Ainda há um caso de chikungunya e dois de zika aguardando resultado. Os dados são referentes a 2022.
No ano passado, 71 casos de dengue com um óbito e um caso de chikungunya foram confirmados. Não houve vaso positivo de zika.
Veja Também Recentes

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse