Pesquisar No Site

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Saúde celebra uma década do Setor de Oncologia do CEM

Publicado em: 03/02/2022
Destaques
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Saúde celebra uma década do Setor de Oncologia do CEM
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Saúde celebra uma década do Setor de Oncologia do CEM

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que visa incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença e ainda possibilitar o devido tratamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o principal objetivo da campanha é reduzir significativamente as mortes causadas pelo câncer.

#PraCegoVer: A imagem mostra a entrada principal do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Foto: Luís Gava/PMC)

Neste o ano, o dia será para comemorar os 10 anos do Setor de Oncologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM). Sua função é dar assistência humanizada e priorizar o bem-estar dos pacientes oncológicos e de seus familiares.

O setor é fundamental para tentar ajudar, com respeito e atenção, o paciente durante os momentos de fragilidade física e emocional.

Atualmente, 2.276 pessoas já receberam ou recebem assistência do setor. Os serviços oferecidos são: acolhimento, consulta de enfermagem, consulta com oncologista, encaminhamentos para tratamentos após a liberação de vaga pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté.

Os pacientes oncológicos são direcionados aos tratamentos conforme a oferta de vagas da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Eles podem ser encaminhados para hospitais da região do Vale do Paraíba  e até mesmo ao Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) para a quimioterapia e radioterapia.

Durante todo ano, com o apoio dos equipamentos de saúde, Caraguatatuba promove diversas ações realiza várias ações focadas na conscientizaçção e educação para redução e combate a diversos tipos de câncer como, por exemplo, o Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata), entre outros em todos os níveis de atenção municipal.

Seja em campanha ou não, o importante é não deixar de se cuidar. Para o bem-estar da pessoa, exames preventivos e rotineiros devem estar em dia. Não faltar em consultas médicas ou tratamentos também é fundamental. Seguindo essas orientações o paciente garante o dignóstico precoce do câncer e início imediato do tratamento.

Serviço – O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30. O endereço é Avenida Maranhão, 421, no Jardim Primavera.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025
DSC_8121
Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira

Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)

Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira

Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2025