Pesquisar No Site
MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna
![MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/02/DSC_0847-825x305.jpg)
MACC retoma atividades com exposições em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba retoma atividades com uma programação especial em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. A visitação ao MACC pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h.
Na sala Antonio Carelli I, os visitantes poderão apreciar os ‘Poemas em Branco e Preto’ de Marisa Di Giaimo, exposição que une poesia e pintura numa interação perfeita. Utilizando a técnica ‘à BIC’ – onde a pintura é feita utilizando uma caneta esferográfica -, a mostra conta com 27 ilustrações e um livro homônimo lançado com o apoio da Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba. Ao todo, o livro possui 72 poemas em união às belas ilustrações da artista.
‘Poemas em Branco e Preto’ é a somatória de toda a vivência artística e talento de Marisa Di Giaimo. O resultado de um trabalho que prova que a arte não tem barreiras nas mãos de uma artista plástica que, pinta com poesia e produz poemas como pinturas.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/02/DSC_0960.jpg)
#PraCegoVer: Imagens capturadas dos acervos em exposição no MACC. (Foto: JC Curtis/FUNDACC)
Na sala Carelli II, os visitantes poderão apreciar ‘A Caricatura na Cultura Pop’ do artista André Edney. A exposição ocorre como contrapartida à Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba e traz ao público caricaturas de personagens e personalidades famosas que marcaram várias gerações e ainda hoje são lembradas com muito carinho, como é o caso dos personagens He-Man, Chapolin e Máskara.
Segundo o artista, “a ideia de retratar os personagens antigos e atuais dessa ‘Cultura Pop’, em forma de caricatura, é fazer com que a nostalgia e a sintonia da atualidade conversem em traços caricatos, transformando-se em uma viagem ao passado e ao presente. E, independentemente da idade, localidade ou condições financeiras, todos possam fazer essa viagem a uma cultura que é atemporal”.
Para aqueles que quiserem ganhar uma obra de arte do artista André Edney, em abril, no mês do aniversário da cidade e do MACC haverá um sorteio para os visitantes. Mais informações sobre o sorteio serão divulgadas em breve.
Já no Acesso II, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história da ‘Catástrofe de 1967’ que assolou a cidade de Caraguatatuba após o deslizamento da Serra do Mar em 18 de março daquele ano. Mais adiante, seguindo o tour, no Acesso I, está o ‘Destaque do Mês’ – iniciativa de dar destaque às peças do acervo permanente do museu –, com o quadro ‘Samba na Praia’, do pernambucano Ignácio Da Nega, que faz parte da Coleção de Arte Naïf.
Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, “após dois anos de pandemia, é com muita satisfação que retornamos com as atividades culturais em campo presencial. Não há palavras para descrever a alegria em reabrimos este espaço tão importante, que guarda a história da nossa querida Caraguá e é palco para as mais belas obras de nossos talentosos artistas”.
Para Denise Lemes, diretora do MACC, “esse Patrimônio Cultural precioso inspira cuidados e muito carinho. Por isso, precisamos e convidamos a população caraguatatubense para fazer parceria conosco. Prestigiem nosso museu, ajudem a proteger o Patrimônio Histórico de nossa cidade, pois um povo perde sua identidade quando esquece a sua história”, concluiu.
As escolas, projetos e afins que queiram agendar uma visita técnica ao MACC devem entrar em contato com a equipe do museu de terça a sábado pelo telefone (12) 3883-9980. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscara para a permanência no local. Álcool em gel será disponibilizado aos visitantes na entrada do museu.
Serviço
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Visitação: de terça a sexta – das 10h às 17 | sábado – das 12h às 17h
Local: Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Mais informações: (12) 3883-9980
Veja Também Recentes
![Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Concurso-de-Marchinhas_2024-3-530x530.jpg)
Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente
Para participar é necessário ser maior de 18 anos e a música deve ser inédita Estão abertas até 6 de fevereiro as inscrições de premiação cultural para seleção de marchinhas para o 25º Carnaval de Antigamente 2025 promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A premiação cultural será
![IPTU 2025 de Caraguatatuba tem descontos de 10% e 5% no pagamento à vista até março ou parcelamento em dez vezes IPTU 2025 de Caraguatatuba tem descontos de 10% e 5% no pagamento à vista até março ou parcelamento em dez vezes](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6130-edt-e1738172504762-530x530.jpg)
IPTU 2025 de Caraguatatuba tem descontos de 10% e 5% no pagamento à vista até março ou parcelamento em dez vezes
O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Caraguatatuba de 2025 à vista garante 10% de desconto na cota única até 20 de fevereiro. O Governo Municipal faz a distribuição de 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. Há também opção de quitar o IPTU 2025 à vista,
![Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6788-1-530x530.jpg)
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu denúncia de um indivíduo que invadiu uma residência e ameaçou os moradores no bairro Caputera. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (30), durante uma patrulha preventiva. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) para averiguar um desentendimento familiar,
![Próxima rodada de Beach Soccer é nesse final de semana Próxima rodada de Beach Soccer é nesse final de semana](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/IMG_7303-530x530.jpg)
Próxima rodada de Beach Soccer anima fim de semana
A próxima rodada de Beach Soccer anima o fim de semana em Caraguatatuba. Os jogos se estendem até sábado (8) no campo de areia da Praia do Indaiá, perto da arena de bicicross, em Caraguatatuba. Na sexta-feira, Barcelona disputa com Bola 10 na sub-13, às 19h. Em seguida, Pedrinho e
![Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/CAPA-530x530.jpg)
Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais
A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou o encontro de alinhamento e capacitação “São Paulo Sempre Alerta 2025”, que contou com representantes de cerca de 300 municípios paulistas frente à prevenção e enfrentamento de desastres naturais na última quarta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo Capital.