Pesquisar No Site
Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira
![Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/02/IMG-1-5-825x305.jpg)
Jardim Primavera e Pegorelli recebem ações contra dengue nesta quarta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encaminhou, nesta quarta-feira (9), ao bairro Jardim Primavera, uma equipe de agentes do controle da dengue para aplicar o inseticida, por meio da nebulização, para eliminar o mosquito Aedes aegypti.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2022/02/IMG-2-5-rotated-e1644423960909.jpg)
#PraCegoVer: Agentes do CCZ realizam nebulização em uma residência no Jardim Primavera (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A nebulização foi necessária após a notificação de dois casos suspeitos de zika nas localidades.
Ainda nesta quarta (9), outra equipe foi direcionada ao bairro Pegorelli. No local, os agentes realizam o bloqueio mecânico para a remoção de possíveis criadouros do mosquito e orientação aos moradores.
O CCZ também realiza a vistoria de pontos estratégicos (PEs). Esses locais recebem a visita de um agente a cada 15 dias. A unidade tem mais de 50 PEs cadastrados.
Os pontos estratégicos são locais com grande acúmulo de materiais como borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas. Esses espaços facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro, por isso, recebem visitas quinzenais.
Combater a dengue não é uma tarefa fácil e requer também da ajuda da população. Por isso, o CCZ reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas como, por exemplo, realizar vistorias semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água.
Fiscalização
O CCZ realiza a fiscalização mediante denúncias. Elas podem ser realizadas através do Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba, seja por telefone ou aplicativo.
Uma equipe do controle da dengue irá até o local para a verificação do imóvel e, dependendo da situação, o mesmo pode ser multado.
Casos de dengue
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, Caraguatatuba tem 15 casos confirmados de dengue. Ao todo, são 390 notificações. Dessas, 338 obtiveram resultado negativo e outras 37 aguardam resultado.
Em 2021, o número de notificações de dengue foi de 1.037. Porém, apenas 71 foram confirmadas para dengue, uma delas foi um óbito.
Veja Também Recentes
![Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/01-1-530x305.jpeg)
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
As pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos na idade regular ou que queiram aprender a ler e escrever, têm a chance de retornar à sala de aula, no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalmente gratuito. Em Caraguatatuba, a EJA é oferecida em duas escolas:
![Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais ocorre neste sábado Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais ocorre neste sábado](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/PraTodosVerem-Na-imagem-fachada-do-MACC-e-parte-do-jardim-da-entrada-Foto-JC-Curtis-Fundacc-scaled-2560x1280-1-530x530.jpg)
Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais é neste sábado
O projeto Cineclube Hartãt, em parceria com a Fundacc, promove neste sábado (15/2), das 10h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, o Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais. A formação será ministrada pela especialista Priscila Enrique de Oliveira, doutora em Antropologia pela UNICAMP e especialista em educação
![GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/00378985-11bc-4fe1-93d1-25a376ca2f42-530x530.jpg)
GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher
A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender uma violação de medida protetiva no bairro Travessão, em Caraguatatuba na tarde de terça-feira (4). Ao chegar ao local, foi descoberto pelos
![Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza intervenções irregulares na Mococa Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza intervenções irregulares na Mococa](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/4a032038-abac-4d88-be46-ac864bcdc175-530x530.jpg)
Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza intervenções irregulares na Mococa
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última terça-feira (4), vistoria de intervenções irregulares e supressão de vegetação na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa. A ação reforça o objetivo do Governo
![Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’ Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/1-8-530x530.jpg)
Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’
Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (20) uma série de atividades para o combate à hanseníase. Até o fim do mês, a Secretaria de Saúde da Prefeitura realiza palestras, orientações, distribuição de materiais informativos, busca ativa e investigações. As ações ocorrem em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência de