Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores

Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última quarta-feira (16) o primeiro encontro formativo do Programa Professor Alfabetizador de 2022. Ao todo, participam 75 alfabetizadores do ensino fundamental que lecionam nas séries do primeiro ano. Os encontros são realizados semanalmente, intercalando entre presencial e online. O programa tem duração de fevereiro a dezembro.

#PraCegoVer: Ao microfone, os professores Lindalva e Tiago, facilitadores do programa Professor Alfabetizador (Foto: Lais Fontes/PMC)
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita com compreensão.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o processo de alfabetização vai muito além dos conteúdos a serem ensinados. Sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua. “É indispensável que os educadores estejam familiarizados com as características e as implicações das etapas do desenvolvimento de uma criança, as competências que os alunos deverão adquirir ao final de um ano letivo, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem”, disse.
Participação da família
Além da função da escola na alfabetização infantil, é de fundamental importância a participação da família durante seu desenvolvimento. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança se torna no aprendizado.
O estímulo aos hábitos de leitura e escrita facilitam o desenvolvimento e são fundamentais para despertar, desde cedo, o interesse e a alegria pela leitura. A família também pode colaborar explicando e exemplificando o quão fundamentais são essas habilidades para a vida.
O programa Professor Alfabetizador é conduzido pelos professores Tiago e Lindalva do setor de Apoio Pedagógico, sob supervisão do professor Luiz Henrique.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta