Pesquisar No Site
Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta
O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ tem tido boa adesão por parte da população e frequentadores do município. Até o momento, já foram recolhidas 62.350 bitucas de cigarro nos pontos de coleta.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)
Isso quer dizer também que o descarte correto dos resíduos deixou de contaminar 31.175 litros de água. Cada duas bitucas descartadas nas águas gera o correspondente a poluição causada por um litro de esgoto em termos de redução de oxigênio disponível na água.
O projeto é desenvolvido desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.

#PraCegoVer: Mão com luva segura suporte com vários bitucas dentro após recolha; ao fundo, coletor de bituca verde (Foto: Divulgação/PMC)
A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos instalados como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.
Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.
Muitas vezes o descarte incorreto ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução.
O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas onde é descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.
Veja Também Recentes

Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba
A audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal será na próxima sexta-feira (28/2), às 17h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Área de Contabilidade do Departamento Financeiro da Secretaria da Fazenda vão demonstrar a execução das

Homem procurado pela Justiça é encontrado pela GCM de Caraguatatuba
Após um patrulhamento pela Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, no centro de Caraguatatuba, na noite de sábado (15), a Guarda Civil Municipal recebeu uma ocorrência por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um homem que conduzia um veículo Peugeot 408, de cor branca, com um mandado de

Governo Municipal divulga serviços que abrem e fecham no período do Carnaval em Caraguatatuba
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não funcionam nas próximas segunda e terça-feira (3 e 4/3), em razão da folga prolongada de Carnaval e das compensações de jornadas do Calendário Oficial de 2025. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. Nas unidades escolares municipais, as aulas recomeçam no

Oportunidade de quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 5% de desconto termina na próxima semana
O desconto de 5% no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de Caraguatatuba vence no dia 20 de março (quinta-feira). A Secretaria da Fazenda distribuiu 79.416 carnês do IPTU pelos Correios e espera arrecadar R$ 110.340.000,00 com o tributo. É possível pagar o IPTU

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca