Pesquisar No Site
Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha

Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, deu início às obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha. O acesso ao farol é existente, mas é precário e impossibilita a visita de pessoas.
As obras serão executadas pela empresa Hebrom Construções – LTDA e têm prazo de 24 meses para serem concluídas. O investimento total é de R$ 4.182.674,74. As despesas com as obras são dividas entre o convênio com o Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias Turísticas (Dadetur) e o município.

#PraCegoVer: Imagem mostra o projeto do farol do Morro da Prainha (Foto: Divulgação/PMC)
Com um projeto moderno, futurista e sofisticado, a construção do farol e os serviços de melhoria da trilha visam criar mais um atrativo turístico para a cidade.
Para ter acesso ao farol, o visitante contará com uma escadaria metálica com cinco patamares. Pensando na acessibilidade, o projeto ainda inclui a implantação de elevador acessível inclinado.
A estrutura onde será instalado o farol terá cerca de 20 metros de altura. Ela contará com uma área exclusiva para a administração (recepção e almoxarifado) e banheiros.
Um espaço para exposição também será construído, já que há um projeto de inclusão do Centro de Exposições que contará a história dos faróis do Estado de São Paulo.
Chegar ao topo do farol não será difícil. O visitante terá à disposição uma escada e um elevador. Também serão instalados guarda-corpos com corrimão e em toda a estrutura para garantir a segurança dos visitantes.
Uma parte do piso interno será feita de porcelanato e a outra de concreto polido. Toda a cobertura do novo atrativo turístico será metálica.
Para o paisagismo, ao redor do farol serão utilizados dois tipos de planta. Uma delas é a ave-do-paraíso (ou estrelícia), conhecida pela sua característica exótica de cores vivas. Outra planta a ser utilizada é a alpínia. De fácil cultivo, ela é bem harmoniosa na composição com outras espécies, mas não deixa de ser expressiva na paisagem.
Veja Também Recentes

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca

Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba, ligada à Secretaria de Saúde, desempenha um papel importante na proteção da saúde pública por meio de um conjunto de ações destinadas a eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde pública. As iniciativas visam adequar questões de higiene dos estabelecimentos de consumo alimentício, garantir

Vale Verão chega à Caraguatatuba neste fim de semana com atividades gratuitas na Martim de Sá
Caraguatatuba recebe Vale Verão, promovido pela TV Thathi SBT, neste fim de semana (8 e 9/2). O evento será realizado na Praia Martim de Sá e conta com o apoio do Governo Municipal, com diversas atividades esportivas e de entretenimento. No sábado (8), as ações começam cedo, com ginástica terapêutica

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba em 2025
O primeiro relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2025 contabilizou 985 procedimentos formalizados dos 1.955 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 970 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço do mês passado foi dominado por queixas de