Pesquisar No Site
Perguntas Frequentes – Transparência Municipal
Perguntas Frequentes – Transparência Municipal
1 – O que é o SIC?
O SIC é o meio no qual é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.
2 – Como o SIC está regulamentado?
O SIC está regulamentado pelas seguintes leis:
- LEI FEDERAL: Confira a Lei de Acesso à Informação, instituída pela Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;
- DECRETO ESTADUAL: Confira também o Decreto Estadual que a regulamenta, nº 58.052, de 16 de maio de 2012 o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC;
- DECRETO MUNICIPAL: nº 102, de 10 de agosto de 2012;
3 – Qual o tempo médio para resposta ao cidadão ao efetuar uma solicitação pela ouvidoria?
De acordo com o decreto municipal nº 102/2012, na impossibilidade de conceder o acesso imediato, o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC do órgão ou entidade, deverá atender em prazo não superior a 15 (quinze) dias.
4 – Qual é a base dos dados apresentados no Portal da Transparência?
As informações são lançadas nos sistemas da prefeitura e migradas automaticamente para o portal. No caso dos relatórios mensais, as informações são extraídas do sistema e incluídas no portal.
5 – Qual é o procedimento quando a informação não pode ser fornecida por meio digital?
De acordo com o artigo 11 do decreto municipal nº 102/2012, na impossibilidade de conceder o acesso imediato, o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC do órgão ou entidade, em prazo não superior a 15 (quinze) dias, deverá:
- Comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;
- Indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;
- Comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.
6 – Onde posso retirar as informações por meio físico?
As informações por meio físico são disponibilizadas na própria sede da Ouvidoria localizada à Rua Santa Cruz, 396 – Centro.
Atenção:
Quando o fornecimento da informação implicar na reprodução de documentos, observado o prazo de resposta ao pedido, será disponibilizada ao requerente Boleto de Arrecadação Municipal, para pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados. Após a apropriação dos valores pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o(s) documento(s) solicitado(s) serão disponibilizado(s) ao cidadão.
7 – Qual é o objetivo do Portal da Transparência?
Estabelecer um canal de fácil acesso com informações disponibilizadas de forma clara e objetiva categorizadas na página principal por Convênios Federais e Estaduais, Execução Contábil dos poderes executuvo, legislativo e das autarquias como a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Instituto de Previdência de Caraguatatuba (Caraguaprev).
8 – Qual a legislação que regulamenta o Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é regulamentado pela Lei Complementar Federal nº 131, de 27 de maio de 2009, pela Lei Federal nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 e pelo Decreto Federal nº 10.540, de 05 de novembro de 2020.
9 – Qual setor é o responsável por elaborar os relatórios de receita e despesa no Portal da Transparência?
O setor de Contabilidade, vinculado a Secretaria de Fazenda, é o responsável por elaborar os relatórios de receita e despesa do município.
10 – Que tipo de informações podem ser extraídas do Portal da Transparência?
Podem ser extraídas informações referentes aos eixos temáticos:
- Fale Conosco
- Carta de Serviços ao Cidadão
- Prestação de Contas Calamidade Pública 2023
- Prestação de Contas Coronavírus
- Convênios e Parcerias
- Planejamento Orçamentário
- Obras Públicas
- Receitas
- Despesas
- Terceiro Setor
- Licitações
- Recursos Humanos
- Publicações Contábeis, Prestação de Contas e Pareceres
- Sobre o Portal da Transparência
- Patrimônio Municipal
- Atendimentos
- Gestão Documental
- Planos Municipais
- Governo Municipal
- Legislação Municipal
- Siafic
- Processos Seletivos
- Transparência Tribunal de Contas do Estado
- Conselhos Municipais
- SEADE – Análise de Dados
- Observatório Fiscal – TCE
- Radar – Programa Nacional de Transparência Pública
11 – Como posso denunciar a aplicação irregular dos recursos públicos ou ato de servidor público ou órgão/entidade integrante da Administração Pública Municipal na gestão destes recursos?
Para isso, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba disponibiliza a Central 156 que pode ser acessada via site disponível também via telefone e aplicativo.
12- Como efetuar minha inscrição para programas habitacionais?
A inscrição é feita na Secretaria de Habitação telefone (12) 3885-1600, localizada na Av. Guaporé, 955 – Indaiá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Clique aqui para maiores informações sobre o servico.
13- Como obter uma autorização de turismo de 1 dia (estacionamento) no município?
As solicitações deverão ser feitas pelo estabelecimento hoteleiro de destino, através do site, no prazo mínimo de 10 dias úteis que antecedam a viagem.
Clique aqui para maiores informações sobre o serviço.
14- Quais os horários das linhas de ônibus do município?
As linhas de ônibus do município e seus respectivos horários podem ser consultadas aqui.
15- Como faço para denunciar maus tratos a animais?
As solicitações devem ser registradas via Central 156 e após recebimento da denúncia será realizada vistoria para avaliação.
Em casos de necessidade imediata ou socorro rápido a Policia deve ser acionada, e caso necessário é solicitado apoio ao Centro de Controle de Zoonoses para vistoria conjunta.
16- Como faço para me vacinar contra a Covid-19?
De segunda a sexta em todas as Unidades de Saúde (exceto a UBS Tabatinga) das 8h as 16h para todas as faixas etárias e doses. Diariamente nas UPA’s somente primeira dose acima de 18 anos.
17- Como efetuar a consulta da minha solicitação para medicamento de alto custo?
Pode ser feita presencialmente pelo próprio paciente e/ou seu representante legal junto a farmácia do CEM – Centro de Especialidade Médicas, localizada na Av. Maranhão nº 421 Jardim Primavera das 8h às 14h ou via telefone (12) 3886-1209.
18- Qual o horário de atendimento da Central 156?
A Central 156 de Caraguatatuba funciona de Segunda a Sexta, das 8h às 20h e Sábado das 9h às 15h. Dentro de Caraguatatuba ligue 156.
19- Como posso consultar meu protocolo do 156?
Para consultar o seu protocolo do 156, siga as seguintes etapas:
1° Acesse o portal 156Caraguatatuba ou faça o download do aplicativo 156Caraguatatuba disponível nas lojas Apple Store ou Play Store:
- Para acessar o portal, visite o seguinte endereço: https://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
- Caso prefira utilizar o aplicativo, faça o download na Apple Store (para dispositivos iOS) ou na Play Store (para dispositivos Android).
2° Entre em sua conta:
- No portal, clique em “LOGIN” localizado no menu do site e insira seus dados de login: CPF e senha.
- Se preferir usar o aplicativo, insira seus dados na tela inicial de login: CPF e senha.
Se você não se lembrar da senha, clique em “ESQUECI MINHA SENHA” e informe seu CPF. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.
Observação: Caso não se lembre ou não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado, clique em “CADASTRAR NOVO E-MAIL” no aplicativo 156Caraguatatuba e responda 3 perguntas de confirmação pessoal para verificar sua identidade.
3° Tenha acesso aos protocolos:
- No portal, após efetuar o login, clique em “MINHAS SOLICITAÇÕES” para visualizar todos os seus protocolos, incluindo os abertos, em andamento e concluídos. Se preferir, você pode pesquisar informando o número do protocolo ou pelo assunto desejado.
- No aplicativo, ao clicar no botão de solicitação “ABERTA”, você terá acesso à lista dos seus protocolos. Também é possível pesquisar informando o número do protocolo ou pelo assunto desejado. Além disso, no canto superior direito, você encontrará o botão “FILTROS”, onde poderá realizar uma pesquisa filtrando os protocolos por “STATUS” e/ou “PERÍODO”.
4º Encontrado o protocolo, basta clicar no mesmo para realizar a consulta detalhada do protocolo e caso o protocolo esteja em andamento com o status “PENDENTE” é possivel a inclusão de anexos (FOTOS E VÍDEOS), tanto no portal quanto no aplicativo.
20- Como efetuar minha atualização no cadastro do 156?
Para atualizar seu cadastro do 156, siga as seguintes etapas:
1º Acesse o aplicativo Caraguatatuba156:
- Faça o download na Apple Store (para dispositivos iOS) ou na Play Store (para dispositivos Android).
2º Entre em sua conta:
- Dentro do aplicativo, insira seus dados na tela inicial de login: CPF e senha.
Se você não se lembrar da senha, clique em “ESQUECI MINHA SENHA” e informe seu CPF. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.
Observação: Caso não se lembre ou não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado, clique em “CADASTRAR NOVO E-MAIL” e responda 3 perguntas de confirmação pessoal para verificar sua identidade.
3º Acesse seu perfil:
- Clique em cima do seu nome, localizado na parte superior da tela do aplicativo, para ser direcionado a tela do seu perfil.
4º Atualize suas informações de cadastro:
- Para atualizar uma informação, basta clicar e arrastar a seta para a esquerda e clicar em “EDITAR”.
- Realize alteração dos seus dados pessoais e clique em “SALVAR”.
Observação: A atualização só é permitida para os seguintes dados: E-MAIL, TELEFONE, ENDEREÇO.
21- Como faço para realizar meu Cadastro Único?
O usuário interessado em realizar um Cadastro Único novo ou atualizar/transferir um cadastro existente deve entrar em contato com a Central 156 (por meio do aplicativo, internet ou telefone) e solicitar seu agendamento. Receberá posteriormente via e-mail ou aplicativo do 156 a devolutiva de data, horário, local e documentos necessários.
22- Como faço para solicitar uma cesta básica?
O munícipe deve procurar pelo CRAS mais próximo de sua residência, juntamente com documentos pessoais, para que seja orientado e verificado se o mesmo se enquadra nos critérios Lei 2.665/23.
Veja Também Recentes
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Festival de Artes Marciais recebe mais de 2 mil pessoas em Caraguatatuba”””””””””””””””””””
O 3º Festival de Artes Marciais, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba e em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no último sábado (2). Com a participação de aproximadamente mil atletas de diferentes modalidades, integrantes do