Pesquisar No Site

Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

Publicado em: 13/01/2022
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

No primeiro mês do ano é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental.

Por isso esse motivo, no primeiro mês de todo o ano foi instituído o ‘Janeiro Branco’. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

A campanha ’Janeiro Branco’, além da conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

Neste mês, a Secretaria de Saúde reforça a importância e conscientização sobre os cuidados e orienta que a população deve procurar ajuda de um profissional especializado em um dos seus dispositivos de saúde.

Em virtude do aumento de casos de Covid-19, registrado nos últimos dias, e dos casos de influenza (H3N2), a Secretaria de Saúde não irá realizar ações durante a campanha, mas reforça que o atendimento está disponível na rede de saúde.

A decisão de não realizar ações e atividades visa proteger a saúde tanto dos usuários quanto dos profissionais do serviço.

A Secretaria de Saúde conta com uma rede especializada capaz de atender qualquer tipo de situação. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e CAPS AD – Álcool e Drogas, Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Setor de Reabilitação e o recém-inaugurado Centro de Reabilitação Psiquiátrica (CRP).

Confira as unidades de saúde com atendimento para saúde mental

CAPS AD: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade possui grupos terapêuticos (grupo de alcoolismo, grupo de dependentes químicos, grupo da família, grupo de mulheres entre outros), atendimento psiquiátrico e psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social, terapeuta ocupacional e atendimento de enfermagem voltado para este público.

CAPS II: Porta aberta para acolhimento e agendamento de triagem com os técnicos de plantão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A unidade conta com atendimento psiquiátrico, atendimento de enfermagem, grupos terapêuticos, psicoterapias para pacientes pertencentes ao programa, assistência social voltado para este público.

ASMIJ: O Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes que estão passando por algum transtorno mental, automutilação e tentativa de suicídio. A porta de entrada é através de avaliação com clínico geral da Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. O serviço oferta tratamento psiquiátrico e psicológico.

Setor de Reabilitação: Atendimentos são através de encaminhamentos via Educação e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

O setor de Reabilitação Neuro Infantil atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.

Centro de Reabilitação Psiquiátrico (CRP): Instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM), o local funciona 24 horas e recebe pacientes em casos de urgência e emergência.

O espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Escolas Municipais reforçam medidas de prevenção e combate à dengue
Escolas Municipais reforçam medidas de prevenção e combate à dengue

Em Caraguatatuba, até o momento, foram registradas 643 notificações de dengue com 103 casos positivos, 540 negativos, e um óbito suspeito em investigação. Para ajudar na prevenção e combate aos larvários e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da doença, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino estão reforçando medidas

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/02/2025
Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais
Caraguatatuba participa de reunião para fortalecimento de prevenção e resposta a desastres naturais

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou o encontro de alinhamento e capacitação “São Paulo Sempre Alerta 2025”, que contou com representantes de cerca de 300 municípios paulistas frente à prevenção e enfrentamento de desastres naturais na última quarta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo Capital.

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 06/02/2025
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de violência e lesão corporal
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de violência e lesão corporal

Em patrulhamento preventivo pelo centro de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (24), a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de briga em estacionamento, com possível presença de homem armado. Ao chegarem ao local, foi constatado desentendimento entre indivíduo

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/02/2025
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD

O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (20), às 10h, uma roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) para abordar questões referentes ao alcoolismo. O evento reúne integrantes do grupo “Viver a Vida”. O intuito é oferecer um espaço de acolhimento e troca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Governo Municipal intensifica fiscalização contra descarte irregular de resíduos sólidos em Caraguatatuba
Governo Municipal intensifica fiscalização contra descarte irregular de resíduos sólidos em Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, intensificou a fiscalização para coibir o despejo irregular de poda, entulho e objetos inservíveis em calçadas, canteiros, praças, vias e áreas públicas da cidade. O setor de Fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/02/2025