Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra mais de 60 mm de chuva em 3 horas com maré alta
Caraguatatuba registra mais de 60 mm de chuva em 3 horas com maré alta
Em apenas três horas, choveu em Caraguatatuba cerca de 60 milímetros de chuva, o que equivale a 60 litros por metros quadrados. Aliado à maré alta, houve pontos de alagamentos na cidade. A água já começa a baixar, assim como a maré, mas ainda assim é necessário acompanhar a situação.
A Defesa Civil do município está em alerta, pois a previsão ainda é de chuvas até domingo (2) e o acumulado pode chegar a 120 mm. Há uma atenção grande voltada para áreas com riscos de escorregamento de terra, pois segundo alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) o risco é de movimentação de terra.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a probabilidade é de muitas nuvens com pancadas de chuvas forte e trovoadas isoladas, mas com ventos fracos.
O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, reforça a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente, os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.
A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
Equipes de diversos setores, como Mobilidade Urbana e Serviços Públicos estão trabalhando pela cidade para atender pessoas e locais afetados.
Desde o dia 1º de dezembro teve início o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que segue até o dia 31 de março de 2022.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.
Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).
Veja Também Recentes
Tamoios fará bloqueio momentâneo das rodovia, na segunda-feira, para aferição de radares
A Concessionária Tamoios informa que fará a realização de bloqueio momentâneo na manhã de segunda-feira (04) para aferição de radar fixo. O bloqueio será feito a partir das 9h30, na altura do km 74, pista sentido litoral, no trecho da Serra Antiga. A duração será de até 20 minutos. A
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do