Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana

Publicado em: 08/12/2021
Destaques
Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana
Caraguatatuba recebe a 37ª Festa de Iemanjá neste final de semana

A tradicional Festa de Iemanjá de Caraguatatuba será realizada nesta sábado (11), a partir das 19h, na Praça Ton Ferreira, na Praia do Centro. O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.

#PraCegoVer: Imagem de Iemanjá ao centro e do lado esquerdo tendas em processo de montagem em 2019 (Foto: Divulgação/PMC)

Para evitar aglomeração, a Prefeitura disponibilizará espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo que os números pares ficarão do lado esquerdo e os ímpares ficarão do lado direito da imagem.

Em sua 37ª edição a Festa de Iemanjá reúne 43 casas de cidades como São José dos Campos, Mogi das Cruzes, São Paulo, Campinas, Caçapava, Itatiba, Serra Negra, Ubatuba, Jacareí e ainda seis casas de Caraguatatuba.

Nesta edição também haverá maior espaçamento entre as tendas por conta da pandemia da Covid-19, todos os participantes precisarão estar de máscaras e é de responsabilidade de cada casa ter álcool em gel disponível para os visitantes.

#PraCegoVer: Imagem noturna da estátua de Iemanjá, na Praia do Centro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Marcelo Alves do Couto Mendonça é Pai de Santo e proprietário da loja de artigos religiosos, Casa Severino, e destaca a importância da Festa de Iemanjá na cidade. “Não é apenas pelo comércio, já que ela representa a renovação. É uma festa onde as religiões de matrizes africanas conseguem se reunir para homenagear não só Iemanjá, mas também a todos os orixás dentro desse sincretismo religioso que é fundamental nos dias de hoje, ainda mais em tempos de intolerância religiosa que a gente ainda passa”.

A Secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, ressalta que a preocupação do Prefeito Aguilar Junior é atender a comunidade religiosa em uma retomada segura e importante para o turismo e o comércio da cidade de Caraguatatuba.

É importante lembrar que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem de Iemanjá e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes de que for flagrado estará sujeito às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Também não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na faixa de areia.

Para dar um brilho a mais à Festa de Iemanjá, a Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz, reforçou a iluminação do monumento. A equipe instalou oito luminárias LED de 74W de potência, melhorando a visualização da imagem durante à noite.

Um pouco sobre a história acerca da Festa de Iemanjá

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido, causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC
Exposições “Emaranhadas”, “Olhares de Ennio Angelo” e “Frondosa” seguem em fevereiro no MACC

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba segue até o dia 28 de fevereiro (sexta-feira) com três exposições,“Emaranhadas”, do coletivo Linhas do Mar; “Olhares de Ennio Angelo”, uma homenagem ao artista e professor; e “Frondosa”, que apresenta a fotografia tradicional caiçara de Bianca Canada. As duas últimas, integram o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/01/2025
GCM prende homem flagrante após tentativa de furto à bolsa de Criança
GCM prende homem flagrante após tentativa de furto à bolsa de Criança

Um homem foi preso em flagrante na última segunda-feira (27/1) após tentar furtar a bolsa de uma criança na Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba. A Guarda Civil Municipal foi acionada pela mãe da vítima, que relatou a tentativa de furto à bolsa de sua filha, menor de idade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 29/01/2025
Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe ‘Exposição Percurso’ de arte cerâmica
Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe ‘Exposição Percurso’ de arte cerâmica

A Prefeitura de Caraguatatuba convida moradores e visitantes para a ‘Exposição Percurso’, organizada pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas. A mostra, instalada na sede da Secretaria de Turismo, apresenta a cerâmica como elo entre a ancestralidade e o presente. Composta por 16 peças, a exposição recria a cerâmica arqueológica da Tradição

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/01/2025
Prefeitura de Caraguatatuba remove galhos para melhora da drenagem de avenida próxima ao Rio Guaxinduba
Prefeitura de Caraguatatuba remove galhos para melhora da drenagem de avenida próxima ao Rio Guaxinduba

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba retiraram diversos galhos e troncos do Rio Guaxinduba, na Martim de Sá, na manhã de quarta-feira (15/1).  Além da equipe da secretaria, os agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba acompanharam a ação que visa melhorar a drenagem na Avenida Nilo

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 15/01/2025
Foto-2
Equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo atende 26 denúncias de perturbação do sossego no fim de semana

A equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Caraguatatuba atendeu a 26 denúncias de perturbação do sossego no último fim de semana (18 e19), que gerou duas multas no valor de 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.212,00, uma para pessoa física

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 21/01/2025