Pesquisar No Site
Caraguatatuba intensifica ações contra mosquito Aedes aegypti na região sul após resultado da última ADL
Caraguatatuba intensifica ações contra mosquito Aedes aegypti na região sul após resultado da última ADL
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba começou a intensificar as ações de combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti na região sul – área 6 – após obter o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2021.
O nível de infestação da área é de 2,65%, bem maior que a média do município que continua acima de 1%. Desta vez, o resultado da ADL obtido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aponta que Caraguatatuba tem uma taxa de 1,4%.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta. Quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
O coordenador do controle da dengue do CCZ, Ricardo Fernandes, explicou que a intensificação consiste em visita aos imóveis, considerando o resultado da ADL acima da média do município.
“A intensificação no bairro do Perequê-Mirim consiste na vistoria do imóvel para orientação e eliminação de criadouros e até aplicação de larvicida, se necessário”, disse.
Dos recipientes onde estavam as amostras coletadas pelos agentes, 41% correspondem a recipientes móveis como, por exemplo, vasos de planta, baldes, materiais de construção, latas e frascos.
O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya que, atualmente, tem sido uma preocupação da Secretaria de Saúde. De acordo com o Governo do Estado, muitos municípios têm registrado surto da doença.
Além da intensificação, Caraguatatuba continua com as ações da ‘Operação Verão’. Durante os finais de semana, as equipes do CCZ fazem vistorias em marinas, além de hotéis, pousadas e colônias de férias. As equipes ainda realizam visitas quinzenais aos pontos estratégicos.
A ‘Operação Verão’ é primordial para chamar a atenção da população para o início da elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, o que facilita a expansão dos criadouros. Por isso, é importante começar as atividades de combate antes dos meses de pico da doença, que são março e abril, e eliminar o criadouro.
Veja Também Recentes
Exposições do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas integram inauguração do Complexo do Mirante do Camaroeiro
As exposições “A Grande Maloca e Percurso” do grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas criam o ambiente para a inauguração no Centro Administrativo do Complexo do Mirante do Camaroeiro no dia 27 de dezembro, às 9h. Os artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Kadu Gravato e Giuliana Argañaraz e a artista plástica convidada Érica
Caraguatatuba segue com credenciamento de músicos para apresentações em eventos da Prefeitura
A Secretaria de Turismo continua com o credenciamento de músicos profissionais da cidade para apresentações em eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Caraguatatuba. O credenciamento fica aberto até o dia 19 de julho de 2025 para atividades de produção musical, bandas, trios, duplas, cantores solos e DJs qualificados para
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de zeladoria ao Jardim Santa Rosa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando esta semana, serviços de zeladoria ao bairro Jardim Santa Rosa, região Norte da cidade. Uma das principais ações da Sesep na região é a colocação de material asfáltico nas ruas não pavimentadas, para fazer o nivelamento,
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito