Pesquisar No Site
Alterações no Código Tributário de Caraguatatuba atendem provimento do CNJ
Alterações no Código Tributário de Caraguatatuba atendem provimento do CNJ
O projeto de lei complementar nº 8/2021 que institui o Valor Venal de Referência (VVR) para fins de recolhimento do Imposto sobre Transmissão Inter-Vivos ou Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) foi aprovado por 14 votos a 1, na sessão ordinária da última terça-feira (7/12), na Câmara de Caraguatatuba. A proposta alterou dispositivos do Código Tributário Municipal (LC nº 01/1997) em atendimento a um provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A mudança visa estabelecer parâmetros específicos para aferição da base de cálculo do ITBI, com apuração do valor de mercado dos bens e direitos transmitidos, evitando-se a sonegação e/ou defasagem na apuração do tributo devido, com maior eficiência e eficácia na arrecadação de receita tributária, bem como colaborando na consecução dos objetivos e fundamentos jurídicos do Provimento 88/2019 (que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles a serem adotados pelos notários e registradores visando à prevenção dos crimes de lavagem de dinheiro, previstos na Lei Federal nº 9.613, de 3 de março de 1998) do Conselho Nacional de Justiça.
A definição dos valores será efetuada pela Comissão para Revisão dos Valores da Base de Cálculo do ITBI, formada por três servidores indicados pela Secretaria da Fazenda. Para definir o valor venal, a Comissão para Revisão dos Valores da Base de Cálculo do ITBI utilizará Tabelas Especiais Próprias tecnicamente elaboradas, tendo por base informações e a análise dos seguintes valores: unitários constantes das Tabelas da Planta Genérica de Valores (Lei Municipal nº 654/97); tabela de valores de construção; transações imobiliárias recentemente realizadas com o pagamento comprovado do ITBI; avaliações judiciais; avaliações efetuadas por instituições financeiras para conceder financiamento imobiliário; e os apurados pela Comissão de Revisão de Lançamento do IPTU. A Secretaria da Fazenda tornará público os valores venais instituídos para fins de ITBI.
A Câmara de Caraguatatuba promoveu duas audiências públicas on-line nos dia 1º e 3 de dezembro para debater a proposta. O advogado Renildo Vidal da Silva, da Secretaria de Assuntos Jurídicos, representou a Prefeitura de Caraguatatuba nas audiências públicas. O delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Pedro Hirochi Toyota, e o oficial do Cartório do Registro de Imóveis de Caraguatatuba, Diego Selhane Pérez, também participaram do debate sobre o projeto, após convite do Legislativo.
De acordo com o advogado Renildo Vidal da Silva, da Secretaria de Assuntos Jurídicos, o projeto visa fiscalizar as atividades suspeitas que possam ocorrer em transações imobiliárias relacionadas ao recolhimento do ITBI. “A ideia principal é criar mecanismos para evitar sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, seguindo um provimento do Conselho Nacional de Justiça”, destacou.
O delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Pedro Hirochi Toyota, disse que o Creci tem contato periódico com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). “Todo ano, no mês de janeiro, nós corretores de imóveis somos obrigados a fazer a chamada declaração de inocorrência. O que é essa declaração de inocorrência? É que não houve no exercício nenhuma atividade atípica com relação aos valores dos imóveis”, explicou.
O oficial do Cartório do Registro de Imóveis de Caraguatatuba, Diego Selhane Pérez, ressaltou que a proposta tem grande relevância social por ajudar no controle de atividades ilegais, como sonegação e lavagem de dinheiro. “A principal preocupação é evitar que pessoas inocentes sejam levadas a ter que prestar esclarecimentos ao Coaf, quando não precisavam está fazendo nada disso”, conclui.
A lei complementar entrará em vigor observando o inciso III e as alíneas “b” e “c” do artigo 150 da Constituição Federal, que proíbem a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios cobrarem tributos no mesmo exercício financeiro e três meses (90 dias) antes da data de publicação da lei.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades
Fundacc divulga próximos passos para os selecionados da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Os resultados finais da primeira lista de classificação dos editais 43, 44, 45, 46 e 47/2024 da PNAB Caraguatatuba foram publicados no Diário Oficial do Município, no site https://fundacc.sp.gov.br/categorias/editais/ e no Linktree da PNAB https://linktr.ee/inscricaopnabcaragua . Nesta etapa, os artistas selecionados têm uma série de ações e procedimentos a serem
Os Travados/Caiçaras e P. Barcelona avançam para a final do campeonato de Futsal da Série Ouro
Na última quinta-feira (24), a quadra do Morro do Algodão vibrou com as duas partidas das semifinais do Campeonato de Futsal da série Ouro. Os times que alcançaram a final, agora vão tentar o título de campeão 2024. A equipe Os Travados/Caiçaras jogou contra Tuka Bike e venceu com um