Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba está recebendo reclamações, denúncias e solicitações pelo aplicativo Caraguatatuba 156 desde o dia 25 de outubro. Agora o consumidor pode fazer sua queixa, presencialmente, na sede do Procon, no Centro, ou via smartphone. Até a última terça-feira (16/11), foram registradas 22 reclamações, denúncias e solicitações sobre produtos, pedidos de fiscalização, serviços financeiros, educação, serviços em geral e infrações contra as relações de consumo.
Ao baixar o aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/, após cadastrar seus dados, o consumidor pode reclamar sobre problemas com gêneros alimentícios, serviços, educação, habitação, planos de saúde, produtos, relações de consumo, saúde (hospitais particulares, clínicas médicas, laboratórios e clínicas odontológicas, entre outros), medicamentos, saúde animal (clínicas e pet shops), serviços financeiros (bancos, cartões de créditos, financiamentos, empréstimos, etc), transporte e por fim viagens e turismo (agências de turismo, hotéis e pousadas).
Em relação ao aplicativo 156, é muito importante que o usuário permita o acesso aos arquivos de imagens do celular para enviar os comprovantes relativos à reclamação e os documentos pessoais para formalização da queixa.
O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 fez o órgão se adequar ao atendimento remoto da população. “Começamos a receber as queixas e denúncias dos consumidores via e-mail de forma paliativa. Com o passar do tempo foi necessário buscar um sistema que suprisse a demanda do Procon com agilidade e praticidade ao munícipe”, relata.
“A plataforma Caraguatatuba 156 mostrou-se suficiente para atender as nossas expectativas em relação ao nosso volume de solicitações”, explicou.
As reclamações recebidas pelo aplicativo 156 ou site da Central 156 são enviadas para o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) da Secretaria Nacional do Consumidor. “Para fazer uma solicitação, o cliente responde um questionário sobre produto ou serviço reclamado na aba específica. Caso falte algum documento, um aviso é enviado ao reclamante para que anexe material para conclusão do pedido”, finaliza.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-828, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Veja Também Recentes
Fundacc encerra oficinas culturais de cerâmica com queima e exposição dia 7 de dezembro
Cerca de 100 peças em cerâmica foram produzidas pelos 24 alunos das oficinas culturais de cerâmica no Polo do Poiares durante o ano de 2024 e a queima foi realizada na última terça-feira (26). Parte dessas peças únicas, cada uma carregando a essência e o estilo de seus criadores, poderão
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores
Recadastramento para transporte universitário começa na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, conforme artigo 11º, do Decreto Municipal nº 1.950/2024, informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, no período
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Os frequentadores do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) assistiram à palestra “Homem também precisa se cuidar”, dentro das atividades da campanha mundial Novembro Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. O evento foi conduzido pelo médico urologista, Paulo Sérgio Abreu, que
Prefeitura abre 10 novos pontos de recarga do cartão de transporte público
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que foram criados 10 novos pontos para recarga do cartão de transporte público. Através do link https://mapa.piu.com.br/sou-caraguatatuba é possível que o usuário consulte o ponto mais próximo de sua residência. Os pontos estão distribuídos