Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156

Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba está recebendo reclamações, denúncias e solicitações pelo aplicativo Caraguatatuba 156 desde o dia 25 de outubro. Agora o consumidor pode fazer sua queixa, presencialmente, na sede do Procon, no Centro, ou via smartphone. Até a última terça-feira (16/11), foram registradas 22 reclamações, denúncias e solicitações sobre produtos, pedidos de fiscalização, serviços financeiros, educação, serviços em geral e infrações contra as relações de consumo.

PraCegoVer: Tele de abertura do Aplicativo 156 Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Ao baixar o aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/, após cadastrar seus dados, o consumidor pode reclamar sobre problemas com gêneros alimentícios, serviços, educação, habitação, planos de saúde, produtos, relações de consumo, saúde (hospitais particulares, clínicas médicas, laboratórios e clínicas odontológicas, entre outros), medicamentos, saúde animal (clínicas e pet shops), serviços financeiros (bancos, cartões de créditos, financiamentos, empréstimos, etc), transporte e por fim viagens e turismo (agências de turismo, hotéis e pousadas).
Em relação ao aplicativo 156, é muito importante que o usuário permita o acesso aos arquivos de imagens do celular para enviar os comprovantes relativos à reclamação e os documentos pessoais para formalização da queixa.
O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 fez o órgão se adequar ao atendimento remoto da população. “Começamos a receber as queixas e denúncias dos consumidores via e-mail de forma paliativa. Com o passar do tempo foi necessário buscar um sistema que suprisse a demanda do Procon com agilidade e praticidade ao munícipe”, relata.
“A plataforma Caraguatatuba 156 mostrou-se suficiente para atender as nossas expectativas em relação ao nosso volume de solicitações”, explicou.
As reclamações recebidas pelo aplicativo 156 ou site da Central 156 são enviadas para o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) da Secretaria Nacional do Consumidor. “Para fazer uma solicitação, o cliente responde um questionário sobre produto ou serviço reclamado na aba específica. Caso falte algum documento, um aviso é enviado ao reclamante para que anexe material para conclusão do pedido”, finaliza.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-828, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 106 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Programa Bombeiro na Escola retoma aulas para 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino
Alunos do 9º ano, da EMEF Professor Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, participaram na terça e quarta-feira (18 e 19), do projeto Bombeiros na Escola. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, com o

Caraguatatuba oferece 154 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 154 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (5/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 14h. É importante que o candidato acesse o

Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da

Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado