Pesquisar No Site
Fiscalização por câmera em semáforos começa a funcionar neste sábado em Caraguatatuba
Fiscalização por câmera em semáforos começa a funcionar neste sábado em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que a fiscalização por câmeras nos semáforos da cidade começam a operar a partir deste sábado (12). O motorista que avançar o sinal vermelho, passar acima da velocidade ou avançar a faixa de pedestre será multado.
Os equipamentos estão implantados na Avenida Anchieta esquina com a Rua Santa Cruz, e na Avenida Frei Pacífico Wagner esquinas com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno e com a Rua Osvaldo Cruz, todos no centro. Eles já foram aferidos pelo órgão compete.
De acordo com o secretário da pasta, Marcel Giorgeti, esses novos semáforos visam ajudar também o pedestre e evitar atropelamentos.
Com base no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é considerado infração gravíssima e a penalidade é multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outros radares
São três tipos de equipamentos implantados: Redutores Eletrônicos de Velocidade – REV, as chamadas lombadas eletrônicas com marcação de velocidade em visores, Controladores Eletrônicos Misto – CEM, radares de avanço semafórico; e os Controladores Eletrônicos de Velocidade CEV, os radares tradicionais.
De acordo com a Semop, as lombadas eletrônicas serão implantadas na Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), Avenida Prisciliana de Castilho e Avenida Prestes Maia.
Já o controle de velocidade por meio dos semáforos serão na Avenida Frei Pacífico Wagner com a Rua Oswaldo Cruz e também com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, além da Avenida Padre Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão).
Já os radares de velocidade pegam as Avenidas Dr. Arthur Costa Filho e Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia) e Avenida José da Costa Pinheiro Junior, próximo à Escola Prof. Geraldo de Lima, nos dois sentidos da pista.
Também está prevista a instalação de um Monitor Eletrônico de Trânsito – MET (contador) próximo à Casa de Saúde Stela Maris para saber a quantidade de veículos que passam pelo trecho.
Veja Também Recentes
Prefeitura abre 10 novos pontos de recarga do cartão de transporte público
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que foram criados 10 novos pontos para recarga do cartão de transporte público. Através do link https://mapa.piu.com.br/sou-caraguatatuba é possível que o usuário consulte o ponto mais próximo de sua residência. Os pontos estão distribuídos
Secretaria de Educação premia alunos que se destacaram na OBMEP, OBMEP Mirim e OLITEF
Nesta terça-feira (10), a secretária de Educação Márcia Paiva, acompanhada da equipe de Supervisão e do Apoio Pedagógico receberam vários estudantes, que se destacaram na 18ª Olimpíada Brasileira (2023) de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na 3ª OBMEP Mirim (2024), para premiação. A solenidade foi no salão Monteiro Lobato,
Eleição para diretores escolares da rede municipal de Caraguá é na segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Acompanhamento do Processo de Escolha de Diretor da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba ressaltam que a eleição para diretor das escolas municipais será na próxima segunda-feira (9). A votação ocorre das 18h30 às 20h30, em cada uma das 60 unidades
Parcerias em ações de plantio fortalecem a arborização urbana em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em continuidade com o projeto de Arborização Urbana do município, realizou nesse mês diversas ações em parcerias com moradores dos bairros Pontal Santa Marina e Balneário dos Golfinhos. No dia 16/11, um grupo de moradores do bairro Pontal de Santamarina, realizou o
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza empresas de atividades náuticas nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem realizado fiscalizações constantes nas praias e notificou alguns pontos de atividades náuticas realizadas de forma inadequada, colocando em risco a segurança dos banhistas. Conforme a Lei 2.252/15, artigo 11, as embarcações devem respeitar os limites de distância em relação