Pesquisar No Site
Caraguatatuba passa a ser sede da Polícia Científica e IML no Litoral Norte

Caraguatatuba passa a ser sede da Polícia Científica e IML no Litoral Norte
A cidade de Caraguatatuba é agora a sede oficial da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML) do Litoral Norte. Todos os exames de perícias serão encaminhados para os órgãos, que até então funcionavam em São Sebastião.

#PraCegoVer: Equipamento montado no laboratório da Polícia Científica (Foto: Luis Gava/PMC)
Essa era uma reivindicação antiga da Polícia Científica, ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado, devido Caraguatatuba ser um ponto estratégico de acesso às outras cidades como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela e a maioria dos atendimentos serem realizados no município.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, reforçou que essa é uma grande conquista para a cidade e que estudos feitos há dois anos mostram que o município é o que tem a maior demanda da perícia.
“No Litoral Norte, temos Comando da Polícia Militar em Caraguatatuba, vamos trazer a Força Tática e agora conseguimos com o Estado trazer a Polícia Científica para a cidade, ou seja, é mais um ganho para o município”.
O perito criminal e chefe da equipe da Polícia Científica, Enos Ricardo Bretas Arneiro, destacou a importância da parceria fechada com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
“Em primeiro lugar, vai facilitar muito a chegada aos locais mais distantes para a perícia e conquistamos um espaço muito melhor até mesmo para o nosso laboratório, que pode fazer análises periciais, digitais e de entorpecentes”, explicou. Casos mais complexos são feitos em São José dos Campos ou São Paulo.
A Polícia Científica é responsável pela análise de cenas criminais como homicídios, acidentes, roubos e furtos. São 23 funcionários e uma equipe composta por perito e fotógrafo ou desenhista que atua em plantão de 24 horas para atender uma área de 200 quilômetros de extensão.
A Polícia Científica está localizada à Avenida Maranhão, 20, no Jardim Primavera. O setor administrativo funciona das 9h às 18h. Importante destacar que laudos e perícias são solicitados diretamente pela Polícia Civil e Delegacia de Defesa da Mulher. A unidade possui sete viaturas e duas motos para atendimento mais ágeis.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Projeto Cineclube Hartãt promove exibição em abril
O Espaço Hartãt exibe no dia 12 de abril, às 19h, o filme “YVy Pyte – Coração da Terra”. A ação integra o projeto Cineclube Hartãt. A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. O projeto promove exibições audiovisuais no Espaço Hartãt, voltadas para ampliar o alcance da programação

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro