Pesquisar No Site

Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Publicado em: 17/11/2021
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Dois estabelecimentos ligados ao setor alimentício de Caraguatatuba agora fazem parte do Projeto Rotas Gastronômicas, elaborado pela Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo. Eles foram considerados destinos produtor e final na cadeia produtiva do setor.

#PraCegoVer: Dois maricultores estão em pé ao lado de uma mesa onde manuseiam com mariscos fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com o Estado, o Litoral Norte integra o chamado Polo 3, em conjunto com a Costa da Mata Atlântica, totalizando 13 municípios. Foram mais de 60 projetos inscritos que passaram por um processo de avaliação pela equipe estadual, até chegar aos 15 selecionados.

As cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) se destacaram no processo, tendo, no total, 12 escolhidos para a próxima fase. A iniciativa, coordenada pelo Circuito na Região Turística, tem como objetivo reconhecer e promover os principais produtores e estabelecimentos de diversos destinos do Estado, a fim de organizá-los em rotas gastronômicas.

Além disso, o programa é uma ação efetiva que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo dos municípios, até chegar à mesa dos moradores e visitantes.

Por Caraguatatuba estão na lista a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, a Amapec, e o restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, localizado na Massaguaçu, ambos na região norte.

A Amapec trabalha com o turismo de Base Comunitária e é responsável pela Fazenda de Mexilhão, a maior produtora do Estado de São Paulo. São pelo menos 17 famílias que hoje vivem do cultivo e coleta do mexilhão, também conhecido por marisco, e que rendem média de quase uma tonelada por mês.

Na outra ponta está o comerciante João Carlos de Oliveira, o João Caiçara, dos Restaurantes Caiçara´s e Caiçaras´s II. Há 35 anos ele abriu o primeiro estabelecimento na praia da Massaguaçu e sempre procurou adquirir produtos no comércio local. Assim, são 20 anos de parceria com os produtores de mexilhão da Cocanha, sendo um de seus principais fregueses.

“Acho muito importante essa ligação com a comunidade, que nossos clientes possam conhecer a história do pescado”, diz ele que tem como ponto forte do seu restaurante o prato lambe-lambe, feita com arroz e marisco.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, essa sincronia entre a Amapec e o Restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, que trabalha com o pescador artesanal, foi o que possibilitou que a cidade entrasse nessa rota gastronômica que vai divulgar ainda mais Caraguatatuba.

Agora, os produtos selecionados participarão de uma Ação da Ativação realizada pela Setur-SP, tendo um documentário gravado que contará a sua história com a gastronomia regional, além de serem cadastrados no guia de Rotas Gastronômicas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado para que possam ser identificados como principais atores gastronômicos de sua região.

“O projeto Rotas Gastronômicas é importantíssimo na divulgação de produtos locais que são realizados aqui em excelência e engrandecem o Litoral Norte com novos produtos e atrativos para um incremento do turismo através de ações como essa do Circuito Litoral Norte junto ao estado. Caraguatatuba está muito orgulhosa de fazer parte com o nosso trade”, finaliza a secretária Maria Fernanda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/02/2025
Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola

Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/02/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público

Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (17), os agentes da Guarda Civil Municipal foram alertados por um indivíduo que testemunhou que um terceiro havia acabado de ameaçar e agredir uma banhista caso não desse a ele seu par de chinelos. Durante o processo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado
Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado

O tradicional Concurso de Marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reúne 12 autores e suas canções para a apresentação pública na Praça Cândido Motta (Coreto), às 20h deste sábado (22). O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a festa popular e premiar as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025
Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 200 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade, na próxima segunda-feira (17). O atendimento é feito apenas de forma presencial e as senhas começam a ser distribuídas a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/03/2025