Pesquisar No Site

BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

Publicado em: 29/11/2021
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, na última sexta-feira (26), o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Mães colocam em prática técnicas da ‘shantala’ ensinadas durante o grupo educativo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.

Para quem desconhece a ‘shantala’, trata-se de uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário e ativação da circulação sanguínea.

A técnica também ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre, auxilia na circulação sanguínea, tonifica os músculos e articulações, melhora o sistema digestivo do bebê e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.

O ‘ofurô’, além de favorecer um momento de intimidade entre os pais e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo; alivia cólicas; proporciona um sono mais tranquilo e transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial.

#PraCegoVer:Tainá segura o pequeno Derick durante o banho no ‘ofurô’ (Foto: Divulgação/PMC)

Existem, ainda, outros benefícios da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Segundo a enfermeira obstétrica e pediátrica Ana Cláudia Tripac, ambos têm a função de “aproximar a criança da unidade BLH/Ceami porque neste momento a equipe consegue fazer análises para saber qual é o estado de saúde da criança”.

Ana Cláudia explicou que a água aquecida do ‘ofurô’ imita o útero da mãe e faz com que o bebê se sinta confortável e relaxado. E foi isso houve com o pequeno Deryck Silva, de dois meses. A mãe Tainá Alessandra da Silva, de 26 anos, ficou surpresa com reação do filho. “Na hora do banho ele chora, não gosta de água”, contou.

Essa foi a primeira vez que mãe e filho participam do grupo educativo do BLH/Ceami. Tainá relatou que o filho adorou as técnicas de ‘shantala’ e que ele respondeu muito bem a tudo.

#PraCegoVer: Enfermeira Ana Cláudia explica técnicas da ‘shantaça’ (Foto: Divulgação/PMC)

Sobre o ‘ofurô’, Tainá acreditava que seu filho choraria bastante. “Na hora de sair banho ele fica muito agitado; ele não gosta de colocar roupa”, disse.

Para a mãe, a oportunidade “foi gratificante porque permitiu que seu olhar ficasse mais atento”. Um olhar que, segundo ela, às vezes se perde em meio à correria diária.

O olhar citado pela mãe está ligado ao vínculo afetivo. Ana Cláudia reforçou que as técnicas também auxiliam no desenvolvimento emocional, principalmente no reforço desse vínculo e também da segurança através do toque da pele.

O grupo educativo para pais é aberto e qualquer criança a partir do primeiro mês de vida pode participar dos momentos da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Ele é realizado toda sexta-feira, às 16h, na unidade.

Os interessados devem entrar em contato com o BLH/Ceami por telefone, ou presencialmente, para obter mais informações.

Serviço – O BLH/Ceami está localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público

Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (17), os agentes da Guarda Civil Municipal foram alertados por um indivíduo que testemunhou que um terceiro havia acabado de ameaçar e agredir uma banhista caso não desse a ele seu par de chinelos. Durante o processo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta
Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (20/2), as inscrições para o Festival de Cultura Afro – Muvuka 2025, que celebra a arte, cultura e o empreendedorismo negro e indígena. O chamamento público disponibiliza dez vagas para artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba. O festival ocorre em abril, no bairro do Travessão. O projeto

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/02/2025
Caraguatatuba disponibiliza aplicativo com informações de campeonatos esportivos em tempo real
Caraguatatuba disponibiliza aplicativo com informações de campeonatos esportivos em tempo real

O Governo Municipal de Caraguatatuba ingressou em uma plataforma que permite lançar os campeonatos e torneios municipais em tempo real. Qualquer pessoa pode fazer o download nas plataformas Android e iOS pela Play Store. O aplicativo oferece informações sobre resultados, classificações dos jogos, além de atualizações ao vivo do placar.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/02/2025
Governo Municipal de Caraguatatuba suspende expediente no Carnaval e mantém serviços de plantão
Governo Municipal de Caraguatatuba suspende expediente no Carnaval e mantém serviços de plantão

As repartições do Governo Municipal de Caraguatatuba não vão abrir nos dias 3 e 4 de março, em razão da folga prolongada de Carnaval e das compensações de jornadas do Calendário Oficial de 2025. O expediente continua na Quarta-Feira de Cinzas (5/3), a partir do meio-dia. Nas unidades escolares municipais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/02/2025
Inscrições para Oficinas Culturais da Fundacc começam dia 24
Inscrições para Oficinas Culturais da Fundacc começam dia 24

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) abre no dia 24 de fevereiro (segunda-feira) as inscrições para as Oficinas Culturais 2025. As atividades são gratuitas e abrangem diferentes faixas etárias, distribuídas em nove polos culturais no município. As aulas começam em 10 de março. As oficinas oferecidas abrangem teatro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/02/2025