Pesquisar No Site
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos
O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, na última sexta-feira (26), o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Mães colocam em prática técnicas da ‘shantala’ ensinadas durante o grupo educativo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.
Para quem desconhece a ‘shantala’, trata-se de uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário e ativação da circulação sanguínea.
A técnica também ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre, auxilia na circulação sanguínea, tonifica os músculos e articulações, melhora o sistema digestivo do bebê e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.
O ‘ofurô’, além de favorecer um momento de intimidade entre os pais e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo; alivia cólicas; proporciona um sono mais tranquilo e transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial.

#PraCegoVer:Tainá segura o pequeno Derick durante o banho no ‘ofurô’ (Foto: Divulgação/PMC)
Existem, ainda, outros benefícios da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Segundo a enfermeira obstétrica e pediátrica Ana Cláudia Tripac, ambos têm a função de “aproximar a criança da unidade BLH/Ceami porque neste momento a equipe consegue fazer análises para saber qual é o estado de saúde da criança”.
Ana Cláudia explicou que a água aquecida do ‘ofurô’ imita o útero da mãe e faz com que o bebê se sinta confortável e relaxado. E foi isso houve com o pequeno Deryck Silva, de dois meses. A mãe Tainá Alessandra da Silva, de 26 anos, ficou surpresa com reação do filho. “Na hora do banho ele chora, não gosta de água”, contou.
Essa foi a primeira vez que mãe e filho participam do grupo educativo do BLH/Ceami. Tainá relatou que o filho adorou as técnicas de ‘shantala’ e que ele respondeu muito bem a tudo.

#PraCegoVer: Enfermeira Ana Cláudia explica técnicas da ‘shantaça’ (Foto: Divulgação/PMC)
Sobre o ‘ofurô’, Tainá acreditava que seu filho choraria bastante. “Na hora de sair banho ele fica muito agitado; ele não gosta de colocar roupa”, disse.
Para a mãe, a oportunidade “foi gratificante porque permitiu que seu olhar ficasse mais atento”. Um olhar que, segundo ela, às vezes se perde em meio à correria diária.
O olhar citado pela mãe está ligado ao vínculo afetivo. Ana Cláudia reforçou que as técnicas também auxiliam no desenvolvimento emocional, principalmente no reforço desse vínculo e também da segurança através do toque da pele.
O grupo educativo para pais é aberto e qualquer criança a partir do primeiro mês de vida pode participar dos momentos da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Ele é realizado toda sexta-feira, às 16h, na unidade.
Os interessados devem entrar em contato com o BLH/Ceami por telefone, ou presencialmente, para obter mais informações.
Serviço – O BLH/Ceami está localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação