Pesquisar No Site
3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal
3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência levanta prioridades em nível municipal, estadual e federal
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e do Idoso realizaram a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, no sábado (6), na sede da Sepedi, no Jardim Jaqueira. O tema da 3ª Conferência foi “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.
A presidente interina do Comdefi, Marcia Denise Gusmão Coelho, abriu os trabalhos ressaltando a importância da Conferência para que políticas públicas, que atendam esse segmento da população sejam implementadas em nível municipal, estadual e federal.
“A inclusão deve começar dentro da família. Temos que falar e praticar a inclusão todos os dias. Fazer o Brasil um país mais inclusivo depende de cada um de nós”, declarou Gusmão.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, destacou que o evento era uma oportunidade de proporcionar à sociedade o diálogo sobre as ações voltadas às pessoas com deficiência e aperfeiçoar o trabalho realizado no município.
O prefeito Aguilar Junior parabenizou a todos pelo encontro e enfatizou as dificuldades de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Foi desafiador durante o período de isolamento até chegar a vacina, como também agora nesse momento de retomada para todos. Que as diretrizes elaboradas no documento ao final da Conferência garantam as melhores ações para serem implementadas na nossa cidade para atendermos esse segmento populacional da melhor maneira”, disse o prefeito.
Debates
O tema da Conferência “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, foi discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.
Cinco grupos de trabalhos foram estabelecidos e definiram entre as propostas levantadas durante as sete pré-conferências realizadas entre setembro e outubro deste ano, quais comporiam o documento final.
Os integrantes de cada eixo decidiram quais as prioridades a serem efetivadas em nível municipal, estadual e federal.
O documento consolidado será enviado aos delegados eleitos e também à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.
Mãe de uma menina com deficiência, Elma Cristina Martins, faz questão de participar sempre das conferências.
“É uma oportunidade de levarmos nossas dificuldades e prioridades ao poder público. Os debates deste ano foram muito produtivos e esperamos, agora, que as propostas sejam colocadas em prática”, disse.
Elma, inclusive, foi eleita delegada, tendo como suplente Luciana Moura, representando o Poder Público. Representando a Sociedade Civil, foi eleita delegada Thífany Felix, tendo como suplente Elizete Aparecida Silva.
Veja Também Recentes
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
Certificados de reservistas do alistamento de 2024 podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Centro. Este ano, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento militar obrigatório nas
Caraguatatuba integra novo roteiro turístico lançado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste
Caraguatatuba, a capital do litoral Norte de São Paulo, passou a figurar entre os destinos turísticos promovidos pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) nos novos roteiros turísticos, lançados oficialmente durante a Festuris, em Gramado (RS), no último final de semana. O COSUD, criado em 2019, reúne sete estados
Secretaria de Educação abre inscrição para processo seletivo para o cargo de diretor das Unidades Escolares Municipais
A Secretaria de Educação recebe, a partir desta segunda-feira (4), documentação dos candidatos interessados em assumir o cargo de diretor em uma das 60 escolas municipais. A Lei Municipal nº. 2.065, de 18 de janeiro de 2013, com redação dada pela Lei Complementar Municipal nº. 131, de 28 de agosto