Pesquisar No Site
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba
![Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/CAPA-7-825x305.jpg)
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba
A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.
![Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/IMG4.jpeg)
#PraCegoVer: Aluna do CEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, segurando temperos orgânicos colhidos na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)
A interação e a criação de vínculos com a natureza possibilitam o desenvolvimento das crianças em termos sociais, afetivos, cognitivos e motores. Além disso, diante da realidade de restrições que ainda vivemos, a prática das atividades em espaços abertos tem sido uma prioridade.
As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.
Retomado em maio deste ano, com a volta das atividades presenciais nas unidades escolares, as hortas foram desenvolvidas, preparadas, semeadas e agora realizam suas primeiras colheitas de verduras, legumes e temperos. Itens como tomate, alface, rabanete, salsa, cebolinha, coentro, entre outros, foram colhidos pelos alunos durante práticas pedagógicas e utilizados no preparo de refeições nas unidades.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, que recebeu de presente hortaliças colhidas pelos alunos, comentou sobre a importância do projeto e os diversos aspectos pedagógicos que podem ser desenvolvidos através das hortas. “O cultivo das hortas no ambiente escolar ajuda a transformar o pensamento e atitude das crianças sobre os hábitos alimentares. Além de estimular a produção e consumo de alimentos naturais, traz aos alunos atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos e inserção de assuntos como a economia doméstica, além outras atividades ligadas às aulas de empreendedorismo”, explicou.
Ao todo, mais de 30 unidades escolares do município já receberam a visita da equipe do projeto nos últimos meses.
![Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/IMG3.jpg)
3 #PraCegoVer: Aluna do Cei/Emei ADI Adriana Cassiano,no bairro Perequê Mirim, se alimentado com verdura orgânica colhida na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)
A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, informou que durante a visita operacional são executados trabalhos de limpeza dos espaços da horta, preparação de terra, além de orientações técnicas e avaliação dos espaços. Ela explicou que é preciso prever o tamanho das crianças que vão utilizar o espaço, por exemplo. Elas precisam alcançar o canteiro em sua totalidade – tanto em altura, quanto em comprimento. Como parte do projeto, também fornecemos para as unidades, kits de ferramentas e insumos, como terra, adubo.
Ela ainda comentou que a orientação é para que as escolas se organizem para realização da manutenção dos espaços, buscando estabelecer uma rede de cooperação junto aos pais e comunidade local.
Oficina em parceria com a Petrobras
A Petrobras, em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, promoveu na noite desta quarta-feira (7), a 2ª oficina de capacitação do Projeto Horta Educativa – Caraguatatuba. Com o tema ‘Horta Vertical’ a oficina foi realizada virtualmente para um grupo de 12 participantes.
Iniciado no mês de setembro, o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das hortas para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente. Até setembro de 2023, serão realizadas outras oito capacitações sobre temas como compostagem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo.
O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.
Veja Também Recentes
![Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6939-530x530.jpg)
Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português
As obras de reassentamento das pedras do mosaico português da calçada da Praça de Cândido Mota, no Centro, foram concluídas nesta quinta-feira (30/1). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do Governo Municipal de Caraguatatuba iniciaram a recolocação das pedras portuguesas nos trechos esburacados do espaço público na última terça-feira (28).
![Mutirão de limpeza percorre dez bairros de Caraguatatuba no início de fevereiro Mutirão de limpeza percorre dez bairros de Caraguatatuba no início de fevereiro](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/IMG_4993-530x530.jpg)
Mutirão de limpeza percorre dez bairros de Caraguatatuba no início de fevereiro
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove mutirão de limpeza na primeira semana de fevereiro nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Praia das Palmeiras, Rio do Ouro, Ponte Seca, Jardim Califórnia, Estrela D’Alva, Benfica e Sumaré, em Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (3/2), grupos
![Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Concurso-de-Marchinhas_2024-3-530x530.jpg)
Fundacc abre inscrições para premiação de marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente
Para participar é necessário ser maior de 18 anos e a música deve ser inédita Estão abertas até 6 de fevereiro as inscrições de premiação cultural para seleção de marchinhas para o 25º Carnaval de Antigamente 2025 promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A premiação cultural será
![Mais de 500 pessoas comparecem no primeiro dia de rematrícula nas atividades esportivas em Caraguatatuba Mais de 500 pessoas comparecem no primeiro dia de rematrícula nas atividades esportivas em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/IMG_8245-530x530.jpg)
Mais de 500 pessoas comparecem no primeiro dia de rematrícula nas atividades esportivas em Caraguatatuba
Mais de 500 pessoas passaram pelo Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba no primeiro dia de rematrícula para atividades esportivas em Caraguatatuba nesta segunda-feira (3). Até o dia 17 de fevereiro, todos que realizavam ou tenham interesse em participar de modalidades esportivas no município devem procurar o Centro
![b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e-530x530.jpg)
Guarda Civil Municipal localiza motoneta furtada e devolve à proprietária
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada por uma munícipe que teve sua motoneta e capacete furtados nas proximidades da Praça Candido Motta, na tarde da última terça-feira (4). Ao chegar ao local informado, a vítima foi orientada pela equipe da GCM a confeccionar boletim de ocorrência enquanto as