Pesquisar No Site
Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas
![Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/Capa-12-825x305.jpg)
Pesquisadores da USP e IPA avaliam costeiras de Caraguá; região terá Alerta Ressacas
Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Governo do Estado, e representantes da sociedade civil participou nesta sexta-feira de uma avaliação da área costeira em Caraguatatuba, entre as praias da Massaguaçu e Mococa, todas na região norte.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/10/Foto-Claudio-Gomes-PMC-52.jpg)
#PraCegoVer: Grupo no calçadão da orla da Massaguaçu onde tem uma erosão (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Pela Prefeitura de Caraguatatuba,estiveram presentes agentes da Defesa Civil e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Trechos ou toda a parte das praias tem sofrido com o avanço do mar e constantes ressacas registradas nas duas últimas décadas, conforme explicado pela Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, coordenadora da Plataforma de Comunicação de Riscos Costeiros para o Litoral de São Paulo (Redecost).
Diante dessa situação, o grupo fez um reconhecimento dos pontos de erosão ao longo desse trecho da orla para avaliar os riscos e medidas que podem ser adotadas para evitar situações mais graves.
Para os participantes, a situação na Massaguaçu é crítica e a preocupação é que as obras de recuperação dos trechos já afetados pelas ressacas causem problemas mais sérios. “Sabemos que a construção da estrada não foi responsável por essa situação, mas sim um processo natural que tem aumentado ao longo de 20 anos e agora com mais frequência”, explana a coordenadora.
Com base nesse trabalho, o grupo vai indicar medidas que possam contribuir para a contenção e riscos de mais erosões na área costeira.
Um dos participantes desse grupo, o biólogo Roque Alves Pereira destaca ação que a Associação Caraguatás Ambiental realizou na Praia da Mococa, com o plantio de jundus e o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba em fazer o cercamento do local, que tem resistido às ressacas
Alerta Ressacas
Paralelamente a esse trabalho, o IPA também desenvolve um sistema para monitoramento de formação de ressacas. O ‘Alerta Ressacas’ conta com financiamento da Fapesp e tem por objetivo avisar com antecedência a formação dessas ressacas que conforme a Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, que também coordena esse projeto, tem ocorrido com mais frequência.
“A iniciativa surgiu de se fazer um Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) para erosão uma vez que ressacas também podem envolver deslizamentos, enchentes, alagamentos”.
A modelagem será online, em tempo real, para que a população costeira e mesmo banhistas possam tomar os cuidados necessários.
Veja Também Recentes
![Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/494e3d6c-5d98-4d2b-904a-d938d17e9beb-530x530.jpg)
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM
![b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/b839a411-fdc3-429c-a4dc-f255639d8b8e-530x530.jpg)
Guarda Civil Municipal localiza motoneta furtada e devolve à proprietária
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada por uma munícipe que teve sua motoneta e capacete furtados nas proximidades da Praça Candido Motta, na tarde da última terça-feira (4). Ao chegar ao local informado, a vítima foi orientada pela equipe da GCM a confeccionar boletim de ocorrência enquanto as
![“Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana “Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_5543-530x530.jpg)
“Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana
“Canto Caiçara” traz variedades musicais e food trucks no próximo fim de semana em Caraguatatuba. Do forró ao rock, os shows serão realizados no Massaguaçu, Mirante do Camaroeiro e Centro. No sábado (1º/2), o Complexo Turístico do Camaroeiro recebe o grupo Forró de Todos, das 18h às 19h. No mesmo
![Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/8f305fbe-6611-4124-bb28-2b7e27c36ed3-e1738967471822-530x530.jpg)
Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da
![DSCF5225 DSCF5225](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/DSCF5225-530x530.jpg)
Complexo do Camaroeiro recebe 100 mudas de árvores em plantio solidário
A subida do Complexo Turístico do Camaroeiro recebeu o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas no sábado (18), realizado em uma ação parceira com o projeto Araticum, movimento voluntário de plantio planejado de espécies arbóreas que são nativas da Mata Atlântica. O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o vice-prefeito