Pesquisar No Site
Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência
Comdefi encerra debates preparatórios para a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) encerrou na quinta-feira (7) o ciclo de oito pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 6 de novembro.
Os encontros foram realizados no CRAS Massaguaçu, CRAS Sul, CRAS Norte, CRAS Jetuba, CRAS Barranco Alto, CRAS Centro, Ciapi (Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) e na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro.
O objetivo das pré-conferências foi o de reunir vários segmentos da sociedade e discutir como se encontram as políticas públicas desenvolvidas no município para as pessoas com deficiência, levantar as prioridades e formas de implementá-las.
O presidente do Comdefi, José Giovani da Silva, disse que as reuniões nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) visou atender às pessoas com deficiência pelo deslocamento mínimo a partir de suas casas. Outras duas, no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), reuniram as Entidades e, a última, servidores públicos que atuam junto às pessoas com deficiência.
“Foram escolhidos 10 delegados e 10 suplentes que vão avaliar e votar as propostas dos cinco eixos temáticos durante a Conferência. Ainda levantadas mais de 100 propostas que serão avaliadas e classificadas nos 5 eixos temáticos na Conferência”, destacou o presidente.
Uma das participantes das pré-conferências, Cristiane Pereira dos Santos, que teve parte dos movimentos do lado direito limitados em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), avaliou de forma positiva esses encontros.
“Como deficiente, achei que esse segmento da população participa muito pouco quando é chamado a opinar. Não sabia, por exemplo, como o Comdefi atua. Também pude escutar reivindicações e sugestões de outras pessoas, diferentes das minhas necessidades. Essa troca é muito importante e, com certeza, estarei presente no dia do evento principal. Inclusive me coloquei à disposição como delegada”, declarou.
A 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (6/11) terá como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, que será discutido em cinco eixos: Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das Pessoas com Deficiência; Eixo 2 – Garantia do acesso das Pessoas com Deficiência às Políticas Públicas; Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência; Eixo 4 – Direito e Acessibilidade; Eixo 5 – Desafios para a Comunicação Universal.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev é tema de duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promove duas audiências públicas para discutir a alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017), nos dias 31 de outubro (quinta-feira) e 4 de novembro (segunda-feira), às 18h, na sede do Legislativo,
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades