Pesquisar No Site
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba
Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba
Caraguatatuba agora conta com um Centro de Reabilitação Psiquiátrico para atender pacientes em situação de urgência e emergência. Ele está instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e foi entregue na manhã do último domingo (4).
Participaram da entrega o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Saúde Gustavo Boher e o representante do Instituto Pequenas Missionárias Maria Imaculada (IPMMI) Euler Baumgratz.
Em seu discurso, Baumgratz destacou a importância da parceria entre Prefeitura e o instituto e afirmou que o centro psiquiátrico representa a renovação. Ele também enalteceu a atuação em relação à CSSM. “Nós trabalhávamos descalços, mas o prefeito veio e calçou nossos pés”.
O secretário reforçou a importância da CSSM no município e disse que o apoio e incentivo do prefeito contribuem para o avanço da saúde. “Com esse novo espaço, nós avançamos mais uma vez; é mais um passo importante na luta de oferecer o melhor à população”.
Para o prefeito Aguilar Junior, a obra é um grande marco e se lembrou da dificuldade de prestar atendimento às crises dos pacientes psiquiátricos. “Antes era desafiador deixar os pacientes não psiquiátricos com os que eram”.
O prefeito também ressaltou os investimentos feitos na CSSM durante seus cinco anos de gestão. “Isso representa respeito com a maior unidade de saúde do Litoral Norte”, disse.
O espaço, que foi financiado pelo Governo do Estado, será custeado pelo município. Ele funcionará 24 horas por dia, além de ser amplo e possuir dez leitos para receber pacientes de maneira humanizada.
Serviço de apoio psiquiátrico
Caraguatatuba conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF).
Os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool – Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) e Centro de Reabilitação (CER).
As urgências e emergências são atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhadas, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS) – Taubaté.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de zeladoria ao Jardim Santa Rosa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando esta semana, serviços de zeladoria ao bairro Jardim Santa Rosa, região Norte da cidade. Uma das principais ações da Sesep na região é a colocação de material asfáltico nas ruas não pavimentadas, para fazer o nivelamento,
Espetáculo gratuito de dança, artes visuais, performance e tecnologia chega à Caraguatatuba no dia 18
O Robo.Art, agrupamento multimídia sediado em São José do Rio Preto (SP), apresenta gratuitamente no dia 18 de dezembro, às 20h, no Auditório Maristela de Oliveira, o espetáculo CORPOMÁQUINA, uma experiência visual e sonora que mescla dança, artes visuais, performance e tecnologia. A classificação é 10 anos e os ingressos podem ser
Obras de taludes na SP-55, em Caraguatatuba, estão suspensas temporariamente para desafogar trânsito
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informa que as obras de correção e proteção de taludes na Rodovia SP-055 (Dr. Manoel Hyppólito Rego), realizadas em Caraguatatuba, estão temporariamente suspensas devido ao recesso de fim de ano. As atividades serão
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe