Pesquisar No Site

Secretaria da Saúde de Caraguatatuba divulga balanço do 2º quadrimestre de 2021 em audiência online

Publicado em: 30/09/2021
Secretaria de Saúde de Caraguá faz balanço do 3º quadrimestre de 2021 na sexta-feira
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba divulga balanço do 2º quadrimestre de 2021 em audiência online

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2021 na manhã desta quinta-feira (30/9), em uma audiência pública online, na Câmara Municipal. A população pôde acompanhar pelo site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/ e pelo Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube do Legislativo, como medida de distanciamento social a para conter a disseminação da Covid-19.

#PraCegoVer: Secretário de Saúde, Gustavo Boher, e o vereador Jair Silva, durante a audiência de prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2021 da secretaria (Foto: Luís Gava/PMC)

Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, auxiliado pela secretária adjunta, Derci Andolfo, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Priscila Meyer, além da equipe técnica da saúde. O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar,  designou o vereador Jair Silva para comandar audiência, acompanhado remotamente pela vereadora Vera Lúcia de Moraes. O servidor Adriano Gazalli, designado orador, expôs dados da saúde durante 1h20.

A Secretaria de Saúde agendou 10.718 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 7.524, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 5.683, na Casa de Saúde Stella Maris; e 365 pacientes foram se consultar em outros municípios.

O AME registrou 7.424 consultas e 2.370 exames agendados para pacientes de Caraguatatuba. As ausências nas consultas totalizaram 1.517 e 460, nos exames, perfazendo os índices de 20,17% e 19,40% de taxa de absenteísmo em cada procedimento, respectivamente.

Ao todo, 2.172 (20,26%) pessoas não foram nas 10.718 consultas do 2º quadrimestre na rede municipal. As faltas nos exames somaram 1.828 (28,55%) dos 6.402 agendados no período.

#PraCegoVer: O servidor Adriano Gazalli, designado orador, expondo os dados da saúde do 2º Quadrimestre de 2021(Foto: Luís Gava/PMC)

A Casa de Saúde Stella Maris contou com 2.466 internações, com 681 cirúrgicas, 799 médicas, 656 obstétricas e 330 pediátricas em maio, junho, julho e agosto. A instituição realizou 12.401 consultas médicas de urgência e emergência no período.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro foram 20.929 consultas em adultos, 3.414 em crianças e 26.538 acolhimentos e classificações de risco feitos pela equipe de enfermagem.  Permaneceram em observação de até 24h, 64 adultos e oito crianças.

A UPA Sul, no Perequê-Mirim, registrou 24.514 consultas em adultos, 4.666 infantis e 31.086 acolhimentos e classificações de risco na enfermagem. As internações com até 24h em observação somara 528 adultos e nove crianças na unidade.

A UPA Covid, criada especialmente para o combate da pandemia do novo coronavírus, computou 14.231 consultas em adultos, 3.850 em crianças e 19.984 acolhimentos e classificações de risco da equipe de enfermagem. A UPA Covid contou com 518 observações adultas e 70 infantis com 24h de duração.

O Pronto Atendimento do Massaguaçu, na Região Norte, fez 9.394 consultas em adultos, 1.993 consultas infantis e 12.986 acolhimentos e classificações de risco. No PA do Massaguaçu, 121 adultos e duas crianças permaneceram ao menos um dia em observação.

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.291 consultas com ginecologista, 565 com a equipe de enfermagem, 74 com assistente social, 127 com nutricionistas, 529 atendimentos psicológicos e 897 pré-natais.

SAMU e Transporte

As três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) descentralizadas (regiões central, norte e sul), mais a unidade avançada (que cobre a cidade inteira), foram chamadas 3.723 e 372 vezes, respectivamente. As ocorrências envolveram 1.481 mal súbitos, 198 convulsões, 119 gestantes e 76 casos de hipertensão arterial. O SAMU também foi acionado em 112 acidentes de motocicleta, 44 de bicicleta e 96 acidentes de trânsito com vítimas, além 377 chamados para atender quedas ou traumas. Os 86 veículos do Setor de Transporte da Secretaria de Saúde movimentaram 6.849 pacientes dentro do município e 10.612 para tratamentos em outras cidades.  As ocorrências de mal súbitos representam 80,5% dos atendimentos do SAMU e quedas/traumas, 65,1%.

Fiscalização

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde promoveu 975 inspeções de prevenção à Covid-19, em conjunto com a Fiscalização do Comércio, Fiscalização de Posturas e o Grupo de Vigilância Sanitária (GVS) do Estado de São Paulo, que também realizou outras 2.304 inspeções.  As ações resultaram 51 multas por falta de uso de máscara no interior do estabelecimento (4); excesso de pessoas (2); venda de bebida alcoólica sem licença (1); funcionamento após o horário permitido (12); aglomeração de pessoas (3); funcionamento sem a licença sanitária (16); promoção de eventos sem autorização (5); veículos sem condições de trabalho – aglomeração (1); venda de bebidas sem padrão de higiene (1); público em pé (2); falta de asseio (higiene – 2); e consumo de produtos fumígeno (que produz fumaça) no interior do estabelecimento (1); além de interdições (4) e desinterdições (4).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez 627 castrações. As atividades de combate à dengue envolveram 21.901 ações entre bloqueio mecânicos, casa a casa, aplicação de larvicidas e eliminação de criadouros; 2.169 nebulizações e outras 497 vistorias em imóveis especais e pontos estratégicos.

A prestação de contas da Secretaria de Saúde atende aos artigos 36 e 41 da Lei Complementar 141/2012,  que determina a elaboração de um relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, com o montante dos recursos aplicados no período, oferta e produção de serviços públicos, entre outras ações do Sistema Único de Saúde (SUS), para ser apresentado em audiência pública até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, na Câmara de Caraguatatuba, após a análise e aprovação do Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg

A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre

O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/04/2025
“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2025
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2025