Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba aplica equoterapia aliada à educação inclusiva

Educação de Caraguatatuba aplica equoterapia aliada à educação inclusiva
A equipe técnica da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma capacitação sobre Equoterapia aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. O objetivo é capacitar os professores buscando excelência nas avaliações dos alunos da rede municipal com necessidades de atendimento especializado.

#PraCegoVer: Equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação de Caraguatatuba durante capacitação (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
O AEE é um serviço desenvolvido por um profissional especializado que, em parceria com os educadores nas salas de aula, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhem ambientes e formas de trabalho adequadas para as necessidades de cada aluno.
A equoterapia é um recurso terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Nesta atividade, o cavalo é utilizado como um facilitador no processo terapêutico. Com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiência.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância da equoterapia aliada à educação inclusiva. “Esse olhar metodológico, que leva em consideração as contribuições da equoterapia na perspectiva da educação inclusiva, busca valorizar o indivíduo para torná-lo um ser integrado na sociedade. Todo trabalho com o ser humano é melhor realizado quando a equipe multidisciplinar busca a coesão, a complementação e o enriquecimento do atendimento”, disse.
Antes de iniciar o atendimento, o aluno é avaliado por diversos profissionais, como pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e profissionais de equitação. Após esta avaliação criteriosa, é elaborado um programa personalizado de reabilitação, voltado às necessidades específicas de cada praticante.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos