Pesquisar No Site

Com foco na padronização do serviço, Saúde inicia capacitação para vacinadores das unidades de saúde

Publicado em: 28/09/2021
Com foco na padronização do serviço, Saúde inicia capacitação para vacinadores das unidades de saúde
Com foco na padronização do serviço, Saúde inicia capacitação para vacinadores das unidades de saúde

A Secretaria de Saúde deu inicio à capacitação dos vacinadores, profissionais de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão atuando nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Seguindo o distanciamento, vacinadores sentados assistem à capacitação, no auditório do Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)

Os 40 profissionais foram divididos em duas turmas de 20 pessoas. A capacitação, que será realizada no auditório do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) e ministrada pela Vigilância Epidemiológica, vai de hoje (28) até quarta-feira (29).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria deles foi contratada recentemente para a campanha de vacinação contra a Covid-19 e, por isso, há a necessidade da capacitação.

O primeiro dia contou com a presença da coordenadora da Atenção Básica Alexandra Freitas e da diretora de Saúde Coletiva Margarete Soares que recepcionou os profissionais e falou sobre a importância da capacitação para os vacinadores nesse momento, “principalmente em função do aumento da aplicação de vacinas contra a Covid-19”.

“Estamos felizes com o retorno desses encontros presenciais, mesmo sendo em menor número e respeitando os protocolos sanitários, porque eles fortalecem as ações de Vigilância em Saúde”, enfatizou Margarete.

#PraCegoVer: Seguindo o distanciamento, vacinadores sentados assistem à capacitação, no auditório do Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Helienne Santos também participou do primeiro dia e reforçou que é “muito gratificante estar retomando esses encontros presenciais; isso aumenta o relacionamento e fortalece o serviço”.

Helienne reforçou que a capacitação serve para padronizar e uniformizar as condutas no município, referentes à sala de vacinas. “Os vacinadores devem aproveitar a capacitação ao máximo, já que não se pode aprender tudo em apenas um dia”, reforçou.

Toda a capacitação será conduzida pela coordenadora de imunizações Sílvia Fernandes. Para ela é essencial que “o profissional goste de trabalhar com vacinas, porque se trata de um trabalho muito técnico e delicado”.

Na capacitação, os vacinadores receberão instruções, como: o que é o Plano Nacional de Imunização (PNI); manuais e informes técnicos; orientações de como proceder em casos de vacinação em domicílio.

Outros assuntos, como temperatura correta da geladeira, ou da caixa térmica, onde a vacina está armazenada, também serão abordados. Tudo isso para que o imunizante deixe a sala de vacina e siga até o destino sem sofrer qualquer alteração.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Empresa de aplicativo de transporte de passageiros atua de forma irregular em Caraguatatuba
Empresa de aplicativo de transporte de passageiros atua de forma irregular em Caraguatatuba

A Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão deflagraram uma operação para coibir as irregularidades da Ubiz Car, nome fantasia de uma empresa que está atuando no município no transporte de passageiros. Os carros estão adesivados com o nome do serviço, o que é

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/02/2025
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana

Caraguatatuba recebe a 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. São 3,4 mil atletas confirmados e o público total estimado é de nove mil pessoas na Praia da Cocanha durante fim de semana. O evento traz desafios de natação, corrida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba
Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativa o Programa Comércio Legal em um evento no dia 19 de março, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. Instituído pela Lei Complementar nº 53/2014, o programa compreende um conjunto de medidas afirmativas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/02/2025
Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado
Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Literatura, realiza neste sábado (8/3), uma tarde de Literatura e Protagonismo Feminino. A programação tem início às 16h, com a exibição do documentário “A Jornada da Heroína”, na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/03/2025
Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba
Audiência pública aborda metas fiscais do 3º quadrimestre de 2024 em Caraguatatuba

A audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024 do Governo Municipal será na próxima sexta-feira (28/2), às 17h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Área de Contabilidade do Departamento Financeiro da Secretaria da Fazenda vão demonstrar a execução das

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/02/2025