Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza de Praias
Caraguatatuba realiza 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza de Praias
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), a Comissão Municipal Setorial de Ecologia e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca convidam os cidadãos a participarem da 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza, no sábado (18), em praias e rios de norte a sul do município.
Levando em consideração o período de pandemia, a orientação é que os cidadãos organizem-se em grupos de, no máximo, cinco pessoas para realizarem a limpeza de praias e rios próximos de suas residências, e que elejam um líder do grupo que irá anotar as quantidades de objetos recolhidos durante a coleta para, posteriormente, o preenchimento de um formulário que será disponibilizado para que os voluntários enviem informações sobre o lixo coletado. Todos os dados serão compilados para o envio de números municipais para a Organização Nacional da Ação.
Segundo o coordenador da Comissão Setorial de Ecologia, João Henrique Oliveira, “desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Em 2021, vamos aumentar esse número para mais 50 milhões”.
Ele destaca que o lixo em oceanos e canais é avaliado como um dos problemas de poluição mais grave que prejudicam o planeta. “Muito mais que desagradável aos olhos, uma maré crescente de lixo marinho ameaça a saúde dos homens, animais, comunidades e economias no mundo todo. O oceano enfrenta muitos desafios, mas o lixo não pode ser um deles. O lixo dos oceanos é totalmente evitável e os dados que você coleta são parte da solução”.
Também participarão da ação, ONGs – Organizações não Governamentais, escolas e coletivos municipais engajados na preservação e cuidado com o meio ambiente.
Na quinta-feira (16), às 19h, o Instituto Argonauta fará uma palestra online sobre a relevância da ação e a importância da contribuição de todos no levantamento de dados para dar visibilidade ao resultado coletivo da limpeza de praias e rios na cidade, no país e no mundo.
O link para participar da palestra online, assim como o formulário e informações sobre pontos de encontro com outros voluntários serão disponibilizados em breve.
Veja Também Recentes
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.
Obras de esgoto são executadas nos bairros Golfinhos, Santa Rosa, Capricórnio e Massaguaçu
Continuam as obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município que é
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
Prefeitura de Caraguatatuba recolhe mais de 300 toneladas de lixo decorrentes da festa de Ano Novo
As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) já estavam nas ruas de Caraguatatuba, às 5h, do 1º de janeiro para recolherem o lixo deixado nas ruas e praias da festa da virada do Ano Novo. Somente na Avenida da Praia do Centro, foram recolhidas 100 toneladas de