Pesquisar No Site

Caraguatatuba abre concorrência pública para obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê

Destaques
Caraguatatuba abre concorrência pública para obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê
Caraguatatuba abre concorrência pública para obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou a concorrência pública para as obras do enrocamento na foz do Rio Juqueriquerê. O prefeito Aguilar Junior autorizou a abertura do processo na última semana.

#PraCegoVer: Prefeito de Caraguatatuba assina autorização da abertura da licitação (Foto: Nicolas Cantagesso/PMC)

O empreendimento tem como principal objetivo melhorar a drenagem do município, além de proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira e melhorar a navegação de embarcações no local. A licitação é na modalidade Concorrência Pública nº 15/2021 – Edital Nº 185/2021 e pode ser acessada pelo link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes/licitacao/2350.

“Além de gerar mais empregos, as obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê impactarão na drenagem da região Sul de Caraguatatuba. Meu compromisso sempre será conduzir nossa cidade para frente e tenho certeza que essa obra irá nos gerar grandes frutos”, disse o prefeito Aguilar Junior.

“Nos últimos quatro anos me dediquei com vontade em cada etapa do processo da obra, desde a formulação do projeto à permissão ambiental concedida pela Cetesb e agora é uma grande alegria iniciar o processo licitatório”, complementa.

#PraCegoVer: Projeto do enrocamento do Rio Juqueriquerê (Imagem: Divulgação/PMC)

De acordo com a Secretaria de Obras, o processo de concorrência das empresas deve durar de dois até três meses. A expectativa é que a ordem de serviço para início das obras seja assinado pelo prefeito de Caraguatatuba ainda em 2021.

O Rio Juqueriquerê é um dos mais importantes do Litoral Norte, sendo o maior rio navegável da região com cerca de 15 km de extensão.

Enrocamento

A obra do enrocamento da foz do Rio Juqueriquerê será contemplada por dois molhes (muros de pedras). De acordo com o projeto do empreendimento, o muro de pedra sul será o maior, com 1.366 metros de comprimento. O muro de pedra norte terá 1.204 metros de comprimento, além de 1,5 metro de profundidade cada.

Os dois muros terão distância de 180 metros na área de amarração entre a praia e o encontro do rio. No alto mar, os muros afunilam e chegam a cerca de 100 metros de distância entre um e outro.

A obra impactará o sistema de drenagem existente no município, além de proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira da Boca da Barra (região em que o Rio Juqueriquerê e o mar se encontram).

O empreendimento beneficiará ainda os munícipes e turistas que visitam a cidade, proporcionando ainda melhorias nas condições de tráfego de embarcações e o desassoreamento do rio.

Ainda segundo o projeto, a obra prevê investimento de cerca de R$ 41 milhões.

Após o fim da licitação e com a ordem de serviço autorizada, o contratante vencedor da Concorrência Pública terá 27 meses para a conclusão da obra.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2025
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana

Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade

A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte

O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025