Pesquisar No Site
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes

CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e tem mais de 2 mil pacientes
Localizado no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece, durante todo o ano, atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.
Atualmente, o CAPS possui 2.507 pacientes ativos. Desses, 571 iniciaram os acompanhamentos neste ano. Ele oferece atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, e conta com uma equipe de enfermagem e assistente social.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho de 2021 foram realizados 6.177 atendimentos médicos na unidade.
Em função da pandemia da Covid-19, as atividades oferecidas aos pacientes foram reestruturadas e adequadas para atender os protocolos sanitários. Entretanto, o CAPS permanece de portas abertas para quem necessita de apoio.
A pessoa pode ser atendida pelo CAPS através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Ela também pode procurar a unidade por conta própria. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por uma triagem e a partir daí será agendada uma consulta.
Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o Samu é acionado.
Setembro Amarelo
‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.
Dentro da campanha, a unidade resolveu capacitar os seus profissionais e funcionários para oferecer um melhor atendimento aos pacientes que estão passando por essa situação.
Nesta sexta-feira (3), os profissionais e funcionários do CAPS II irão participar de uma roda de conversa para debaterem sobre o filme: Si Puó Fare. A mediadora será a psicóloga Mirna Fleck de Sá, na própria unidade.
Serviço – O CAPS II está localizado na Avenida Siqueira Campos, 503, no Sumaré. O telefone é o (12) 3886-2701. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação