Pesquisar No Site

Homenagem: movimento entrega ‘tsurus’ para profissionais da Saúde de Caraguatatuba

Publicado em: 29/06/2021
Homenagem: movimento entrega ‘tsurus’ para profissionais da Saúde de Caraguatatuba
Homenagem: movimento entrega ‘tsurus’ para profissionais da Saúde de Caraguatatuba

A equipe da vigilância epidemiológica de Caraguatatuba, representando a Secretaria de Saúde, recebeu na segunda-feira (28) uma homenagem em agradecimento pelo trabalhado realizado durante a pandemia da covid-19.

#PraCegoVer: Vaso com os mil ‘tsurus’ em cima de uma mesa. Os origamis foram confeccionados em diversas cores (Foto: Divulgação/PMC)

O setor é encarregado de monitorar o avanço da doença no município. Além disso, a vigilância também é a responsável pela vacinação da população contra essa e outras doenças.

A homenagem foi feita pelo “Movimento Tsuru, a Esperança” que presenteou a equipe com um vaso contendo mil ‘tsurus’, que é um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa.

Além da vigilância epidemiológica, também receberam a homenagem os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Regional do Litoral Norte.

No Japão, a figura do ‘tsuru’ (pássaro sagrado) é o mais presente nos objetos de arte e uma das mais reproduzidas no origami. Ele representa longevidade, prosperidade e paz.

Cássia de Regina, representante do movimento em Caraguatatuba, relatou que a entrega dos mil ‘tsurus’ “é uma forma de emanar energias boas para os profissionais que estão dedicando seu tempo para combater a doença, e também para os doentes”.

Ainda de acordo com Cássia, os profissionais foram presenteados com a energia que é colocada em cada dobra do origami. “O ato de presentear representa a nossa cordialidade”, explicou.

O “Movimento Tsuru, a Esperança” possui mais de 70 integrantes e já confeccionou cerca de 70 mil origamis. O movimento foi idealizado na cidade de São Paulo e entregou os ‘tsurus’ em várias cidades do estado.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Helienne Santos, que recebeu o vaso com os origamis, se emocionou e disse que “receber a homenagem é gratificante porque mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado. Trabalho esse que por diversas vezes é cansativo, mas que vale a pena”.

Helienne disse também que os ‘tsurus’ irão ganhar um “cantinho especial” na sala da vigilância para que o local e os profissionais recebam as energias boas e positivas que o mesmo é capaz de proporcionar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praça da Cultura em Caraguatatuba ganha intervenção artística com amarelinhas para todas as idades
Praça da Cultura em Caraguatatuba ganha intervenção artística com amarelinhas para todas as idades

A Praça da Cultura em Caraguatatuba será transformada em um espaço ainda mais vibrante e acolhedor. A intervenção artística, assinada pelo artista plástico Márcio Gonçalves, inclui a pintura de amarelinhas com designs variados, para resgatar a nostalgia das brincadeiras de rua e convidar moradores e visitantes a interagirem com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/03/2025
Caraguatatuba impulsiona qualificação do turismo com participação em workshop em São Paulo
Caraguatatuba impulsiona qualificação do turismo com participação em workshop em São Paulo

A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba participou, na última quinta-feira (20), do workshop “Apoio e Incentivo à Comercialização de Roteiros e Experiências Turísticas no Estado de São Paulo”, realizado na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos receptivos turísticos

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/02/2025
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD
Governo Municipal de Caraguatatuba promove roda de conversa sobre alcoolismo no CAPS-AD

O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (20), às 10h, uma roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) para abordar questões referentes ao alcoolismo. O evento reúne integrantes do grupo “Viver a Vida”. O intuito é oferecer um espaço de acolhimento e troca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam ocorrência de crime de homicídio de trânsito na Praça do Travessão, região sul da cidade, na madrugada do último domingo (2/3). Segundo consta no boletim de ocorrência, o indivíduo foi detido juntamente com o veículo e evadiu-se do crime em decorrência

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
Programa Comércio Legal segue com inscrições abertas para profissionais de contabilidade em Caraguatatuba
Programa Comércio Legal segue com inscrições abertas para profissionais de contabilidade em Caraguatatuba

Técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados na área podem participar do evento de reativação do Programa Comércio Legal no dia 19 de março (quarta-feira), às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 10/03/2025