Pesquisar No Site
Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental

Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental
Cerca de 60 alunos do ensino médio, fundamental II e EJA de uma escola estadual participaram, na última sexta-feira (10), de uma palestra ministrada pelos profissionais do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: A imagem mostra uma sala com alunos, docentes e funcionários da escola durante a palestra (Foto: Luís Gava/PMC)
A palestra faz parte das ações da campanha ‘Setembro Amarelo’ que tem foco principal a prevenção ao suicídio. Ela foi ministrada na E.E Prof. Ângelo Barros de Araújo e transmitida ao vivo para alunos de outras escolas estaduais e municipais, além do público geral.
Para não haver aglomerações, a escola optou por instalar nove televisores em suas salas de aula. Apenas 15 alunos assistiram, com distanciamento, à palestra no local de onde estava sendo transmitida. Ela contou com a presença de professores e outros profissionais da escola.
O tema principal da palestra foi como identificar os sinais das ideações suicidas e o que fazer para se ajudar ou oferecer ajuda a um amigo, além de onde buscar ajuda.
Para Sandra Bueno, coordenadora da escola, o momento é a oportunidade para aumentar a confiança entre alunos e professores, caso eles precisem de ajuda. “Isso é muito importante porque eles passam a maior parte do seu tempo conversando e interagindo com esses alunos”, disse.

#PraCegoVer: Alunos em sala de aula assistindo a palestra pela televisão (Foto: Luís Gava/PMC)
A estudante do 9º ano, Lavínia Firmino, 14 anos, contou que o momento foi bem interessante e irá ajudar os alunos que pensam no suicídio como uma saída. “O que gente aprendeu na palestra vai ser fundamental para salvarmos uma vida”, ressaltou.
A parte da palestra que mais chamou a atenção de Lavínia foi o momento em que o médico psiquiatra Carlos Henrique abordou os sintomas das ideações suicidas e depressão. Para ela, muitos alunos devem estar passando por isso e não sabem, principalmente agora com a pandemia. “É muito importante a gente falar sobre isso, não só em setembro, porque todos nós precisamos de ajuda”.
Além do médico, participaram da palestra a enfermeira e coordenadora do ASMIJ Érica Perroni e o psicólogo Giulio Acayba. Ambos reforçaram que falar sobre o assunto é a melhor maneira de prevenir o suicídio.
Os profissionais deram diversas orientações como a autoanálise e o exercício da empatia, porque saber ouvir o outro e pensar nele é primordial. O conselho para prevenir o suicídio foi o de não tentar fugir de si mesmo.
Onde encontrar ajuda?
No Brasil, existe um canal de telefônico de ajuda que conta com profissionais capacitados para atender esses casos, o Centro de Valorização da Vida (CVV).
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias.
Os adolescentes e crianças também podem encontrar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.
Os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) das unidades serão responsáveis por fazer a captação e o acolhimento necessário. Eles irão preencher a ficha do SINAN. Uma ficha de notificação de agravos à saúde.
Qualquer profissional poderá preencher o SINAN. O ambulatório capacitou os setores públicos como Educação, Social e Cidadania (CRAS e CREAS) e Esportes porque essa faixa etária tende a buscar ajuda naquela pessoa em que sente confiança.
Com a ficha do SINAN preenchida, a Secretaria de Saúde encaminha o adolescente ao ambulatório para o acolhimento e tratamento. O prazo para que ele seja atendido é de, no máximo, 72h.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba impulsiona qualificação do turismo com participação em workshop em São Paulo
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba participou, na última quinta-feira (20), do workshop “Apoio e Incentivo à Comercialização de Roteiros e Experiências Turísticas no Estado de São Paulo”, realizado na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos receptivos turísticos

Caraguatatuba está com inscrições abertas para capacitação em esporte Paralímpico
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo abriu inscrições para curso de capacitação em Caraguatatuba, de 11 a 14 de março, das 8h às 18h. O evento será realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e abrange oito modalidades divididas em duas grades, a serem escolhidas

Guarda Civil Municipal localiza motoneta furtada e devolve à proprietária
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada por uma munícipe que teve sua motoneta e capacete furtados nas proximidades da Praça Candido Motta, na tarde da última terça-feira (4). Ao chegar ao local informado, a vítima foi orientada pela equipe da GCM a confeccionar boletim de ocorrência enquanto as

Pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas de Caraguatatuba são reassentadas
A obra de manutenção das pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi realizada na última segunda-feira (10/2). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do governo municipal de Caraguatatuba recolocam as pedras portuguesas nos trechos esburacados da praça em frente ao teatro. O Teatro Mario

Caraguatatuba oferece 141 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 141 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor