Pesquisar No Site
Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho

Programa ‘Disque Árvore’ registra aumento de 25% de solicitações no mês de julho
O Programa Disque Árvore da Prefeitura de Caraguatatuba registrou no mês de julho 275 solicitações de novas mudas. Um aumento de 25% em comparação ao mês de junho que teve 220 pedidos realizados pelo Canal 156.

#PraCegoVer: Homem abaixado faz plantio de mudas em gramado; enquanto outro homem está em pé ao lado segurando uma enxada (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O programa faz parte do Plano de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) que tem como principal missão aumentar a cobertura verde da cidade. O ‘Disque Árvore’ realiza a doação de mudas aos munícipes que desejam plantar uma árvore em sua residência.
Para receber a planta, basta abrir solicitação na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo. Além de doar a muda, a Secretaria auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
Em caso de plantio em calçadas, é importante que o munícipe solicite acompanhamento da equipe da SMAAP para orientações do procedimento e cuidados com as mudas. Também deve ser observado o tamanho do espaço e se há algum tipo de interferência como postes, fiação, placas de trânsito e acessibilidade para pessoas com deficiência transitarem. O recomendado são espécies de pequeno e médio porte e a calçada deve ter no mínimo 1,90 m de largura.
São proibidas para áreas públicas o plantio das espécies popularmente conhecidas como Figueiras e Chapéu de Sol por danificarem o solo e edificações. As espécies que mais são entregues são Ipê, Manacá, Pitanga e Grumixama.
De acordo com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o aumento de solicitações se deve ao fato das ações de mobilização e conscientização do mês do Meio Ambiente, realizado em junho. “Fizemos várias ações de plantio de mudas, palestras e orientações. Acredito que esta divulgação tenha sido o principal motivo do aumento das demandas”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está localizada na Rua Santos Dumont, 502, no Centro, telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2024
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2024 nesta sexta-feira (28/2), às 10h, durante audiência pública na Câmara Municipal. Na ocasião, os técnicos vão detalhar dados sobre os atendimentos realizados entre setembro e dezembro do ano passado, incluindo consultas, exames, cirurgias, tratamentos,

Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
O projeto de lei que altera o Código Tributário do Município (Lei Complementar n° 1/1997) será discutido em duas audiências públicas nesta quarta e na próxima sexta-feira (12 e 14/3), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria de Fazenda vão explicar a proposta aos

Caraguatatuba oferece 142 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 142 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (26/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

3mFight traz lutas profissionais e amadoras à Caraguatatuba neste sábado
Faltam quatro dias para a 12ª edição do 3mFight em Caraguatatuba. O evento será realizado neste sábado (22), a partir das 17h, na Arena montada na Alameda Ciprestes, nº 145, bairro Cidade Jardim. Os ingressos já chegaram no 2º lote. Os Interessados ainda podem adquirir sua entrada no site da