Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba destaca serviço de abordagem para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba destaca neste dia 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População de Rua, o serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de abordagem e acolhimento das pessoas que se encontram nesta situação.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)
Este dia é lembrado em memória ao triste episódio conhecido como ‘Massacre da Sé’, onde sete moradores de rua foram assassinados nos dias 17 e 18 de agosto de 2004, em São Paulo.
Em Caraguatatuba, existe uma equipe que realiza todos os dias, de manhã, tarde e noite, o serviço de abordagem social. Em média, 30 pessoas são abordadas diariamente, onde são oferecidos orientação, acolhimento, alimentação, higiene, acompanhamento médico, além de todas os serviços que precisarem.
Quem aceita ajuda é encaminhado para instituições parceiras da Prefeitura, formada por profissionais preparados e qualificados para realizar este primeiro contato e efetuar o atendimento necessário.
É importante que a população ajude de forma adequada, acionando o serviço de abordagem nos canais (12) 3600-2962/ 99753-0071/ 98186-6399. Até o momento, mais de 700 abordagens foram realizadas e 398 acolhimentos para Casa do Caminho.
A Prefeitura reforça que todo cidadão tem o direito de ir e vir e que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento. Por isso, é importante que a população não oferte esmola, seja dinheiro, roupas, comida, entre outros, pois este ato apenas fará com que a pessoa continue nesta situação de rua, ao invés de procurar uma melhora da qualidade de vida.
Pessoas em situação de rua nem sempre são dependentes químicos, existem vários motivos que levam alguém a viver nesta situação, como desemprego, problemas familiares, separação, perda da moradia, entre outros. Com o atendimento necessário esses quadros podem ser reparados. Problemas de álcool e drogas também, com encaminhamentos para instituições terapêuticas.
Serviço:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba amplia horário de atendimento à população
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, a partir desta segunda-feira (10), haverá uma ampliação no horário de atendimento à população no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT), com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), o horário de atendimento permanece

Governo Municipal institui programa de doação de mudas para agricultores em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba instituiu por meio do Decreto 2095/2025, o programa de doação de mudas para propriedades rurais de Caraguatatuba. O agricultor interessado deve encaminhar a solicitação pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br contendo nome completo, um documento com foto, a localização da área do plantio, telefone para contato (se possível,

3mFight traz lutas profissionais e amadoras à Caraguatatuba neste sábado
Faltam quatro dias para a 12ª edição do 3mFight em Caraguatatuba. O evento será realizado neste sábado (22), a partir das 17h, na Arena montada na Alameda Ciprestes, nº 145, bairro Cidade Jardim. Os ingressos já chegaram no 2º lote. Os Interessados ainda podem adquirir sua entrada no site da

Inscrições abertas para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o processo seletivo na última quinta-feira (6). No polo de Caraguatatuba serão oferecidas 93 vagas. São 31 vagas no Eixo de Licenciaturas em Pedagogia, Matemática ou Letras/Português. Outras 31, no Eixo Computação: Engenharia da Computação ou Bacharelado em

Caraguatatuba adere à Campanha Nacional “Pule, Brinque e Cuide”
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, no âmbito das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), aderiu à campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide”, uma iniciativa do Governo Federal lançada pelo Comitê Nacional Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.