Pesquisar No Site
Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos
Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos
O médico geneticista e pediatra, Zan Mustacch, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em palestra online, encerrou a 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências na última sexta-feira (27), apontando que 3% população nascem com alguma deficiência devido a fatores ambientais e genéticos.
Durante a palestra ‘Genética e prevenção às deficiências, o médico explicou, ainda, que gestantes têm 15% de chance de sofrer um aborto espontâneo em algum momento da gestação.
“Durante a gestação, vários fatores poderão determinar algum modelo de comprometimento ao feto. Um deles é tomar remédios sem orientação médica. Outra dica importante é não se submeter a nenhum exame de raio-X durante a gravidez, pois a radiação ionizante pode afetar mãe e o feto. Caso haja necessidade, que seja usada proteção em todas as partes do corpo que não precisam se submeter ao raio-X principalmente durante a gravidez”, ressaltou.
No decorrer de toda as fases da vida, o geneticista recomendou que crianças e adultos, ao passarem por exames de raio-X, devem estar sempre com proteção antirradiação nas demais partes do corpo que não necessitem do exame.
Outra causa de nascimento de pessoas com deficiência são os casamentos consanguíneos, ou seja, entre parentes.
“A consanguinidade no nosso país, com certeza pode ser causa de deficiências. Em cidades pequenas é muito comum matrimônio entre familiares. Esse fator pode causar de 9% a 10% de problemas genéticos no primeiro filho do casal. No segundo, esse número aumenta para 25%” e isso preocupa muito”, disse.
Alimentação inadequada durante a vida, principalmente durante a gestação, infecções severas por sífilis, rubéola, entre outras, uso de produtos tóxicos também são causas importantes para alterações genéticas como cegueira, surdez, microcefalia, problemas no coração, etc.
“Fundamental uma boa alimentação, um ambiente adequado, o prazer de viver para o bom crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida. Uma dica importante é que homens e mulheres façam suplementação de ácido fólico antes de decidirem ter filhos”, disse o pediatra.
Exames Preventivos
É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais.
Exame Qualitativo de Saúde Conjugal. É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais. Os exames após o casamento devem ser repetidos de acordo com a necessidade do casal, mas pode ser feito a cada seis meses para exames de sorologias e anual para exames como papanicolau, ultrassonografias, próstata.
Exames para os Homens: Espermograma, em todas as idades, exame da próstata, acima dos 40 anos. Exames para as Mulheres: Papanicolau, colposcopia oncótica, colpocitologia, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Exames para o Casal: hemograma completo (glicemia, anemia, colesterol, hepatites, triglicérides, tipo sanguíneo, fator Rh, hormônios), exame anti-HIV, anti-HPV, Sífilis, exame de fezes e urina.
A 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba foi realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras online.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição
Caraguatatuba está com vagas disponíveis para feiras de Artes e Artesanatos do Centro e da Martim de Sá
Caraguatatuba segue até o dia 27 de novembro com inscrições abertas para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro e da Praça Antônio Fachini, na Martim de Sá. São disponibilizadas três vagas para
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos