Pesquisar No Site

Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen

Publicado em: 19/08/2021
Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen
Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem a satisfação de anunciar a parceria firmada com o Instituto Alana para a realização do curso ‘TiNis para Educadores’ que será on-line, voltado aos professores da educação infantil, ensino fundamental e demais educadores, além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a natureza.

#PraCegoVer: Tela de matrícula para o curso ‘TiNis para Educadores’ – Turma Caraguatatuba (Foto: Reprodução/TiNis)

O curso é uma etapa do projeto ‘TiNis: Terra das Crianças’, fruto da parceria entre o Instituto e nada mais, nada menos do que a filantropa, ativista ambiental e empresária brasileira Gisele Bündchen.

Lançado em fevereiro deste ano, ‘TiNis: Terra das Crianças’ é uma realização do programa Criança e Natureza, e busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar.

Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis, o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.

Com o lançamento, uma Instassérie foi veiculada mostrando os registros de Gisele com seus filhos e outras famílias criando as TiNis. O conteúdo pode ser visto no endereço https://tinis.com.br/#tinis-instaserie.

#PraCegoVer: Imagem de uma menina, em pé, ao lado de algumas TiNis em Chavin de Huántar, no Peru (Foto: Reprodução/ Guia para pequenos criadores de TiNis)

As inscrições para o curso são gratuitas, estão abertas até 8 de setembro e podem ser realizadas pelo endereço https://online.alana.org.br/enrol/index.php?id=59. Para confirmação da matrícula na ‘Turma de Caraguatatuba’ é necessária uma ‘Chave de Inscrição’, já enviada por e-mail aos pré-cadastrados. Novos inscritos também receberão no e-mail que cadastrarem

A abertura da turma será no dia 9 de setembro. Essa jornada começará com a participação de Gisele, que fará uma meditação guiada, como um convite para trazer os participantes para o momento presente.

A articulação desta parceria foi realizada pelo Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O primeiro contato com o Instituto Alana se deu pelas redes sociais, através da busca por informações sobre a metodologia e o curso para educadores.

A identificação da Prefeitura de Caraguatatuba com a TiNis ocorre pela aplicação de uma metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Peru, que tem por objetivo fortalecer o vínculo entre infância e natureza. Este ponto converge integralmente com os projetos já desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal, como o Horta Educativa, Pomar nas Escolas, plantios entre outras ações voltadas à educação ambiental.

Através desta parceria entre o Instituto Alana e a Secretaria de Educação de Caraguatatuba,  teremos o privilégio de sermos a primeira cidade do país a receber o curso ‘TiNis para Educadores’, em uma turma exclusiva e sem ônus ao município. Durante a fase de articulação foi realizado um pré-cadastro de interesse entre os educadores da rede, alcançando mais de 300 inscritos. O convite foi estendido às entidades conveniadas com a Prefeitura, como a Apae e a Casa Beija-Flor.

Composto por cinco módulos, o curso conta com carga horária de 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a total. A certificação será emitida na modalidade ‘Curso de Extensão Universitária’, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-RJ).

Todo o curso será online, utilizando a plataforma Moodle, já conhecida pelos educadores.

Serviço:

Setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba: (12) 3897-7082 ou 7009

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento

A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/04/2025
Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”

Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte

O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025