Pesquisar No Site
Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo
Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo
Caraguatatuba inicia neste mês a campanha “Agosto Lilás”. Ela foi criada com objetivo de divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 2006), que completa 15 anos dia 7 de agosto, como uma ferramenta de ampla divulgação sobre a necessidade pelo fim da violência contra a mulher, os serviços especializados de atendimento a este público e os meios de denúncia.
Antes de falar sobre a violência, é importante dar destaque sobre a prevenção. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos do parceiro que já caracterizam um relacionamento abusivo.
Um relacionamento abusivo pode ser notado com diversas atitudes que não são saudáveis e, em muitos casos, as mulheres acreditam que são cuidados ou excesso de amor.
Se frases como essas: “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Me deixa ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras, essas soam de forma positiva, é melhor redobrar a atenção.
Quando essas situações se tornam corriqueiras, é o momento de analisar e ver que o relacionamento não está bom antes que ocorra a agressão. Nesse primeiro momento, o agressor se mostra tenso e irritado por coisas insignificantes, chegando a ter acessos de raiva. Ele também humilha a vítima, faz ameaças e destrói objetos.
A vítima chega a negar que isso está acontecendo com ela e, muitas vezes, releva por achar que é apenas um dia ruim. Mas a verdade é que essas situações apenas pioram com o tempo.
Apoio
Caraguatatuba possui uma rede de proteção que acolhe essas mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), presta atendimento às mulheres vítimas de violência. O processo de acolhimento é realizado em duas etapas: avaliação e acompanhamento.
Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido, junto com a mulher, as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.
Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.
Denúncias
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Ele pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Ações
Diferente de outros anos, devido à pandemia da Covid, a Prefeitura de Caraguatatuba promove em suas redes sociais diversas ações que estarão disponíveis na página do facebook, como enquete, divulgação de meios de denúncia, informações sobre os tipos de violência, entre outros.
Na noite desta terça-feira (3) será aberta uma enquete na página: facebook.com/prefeituradecaraguatatuba sobre diferentes situações vividas por mulheres. A participação é anônima e muito importante para o mapeamento do município.
Serviço:
– CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)
Telefone: 3883-9908
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 15h
– Delegacia de Defesa da Mulher – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Telefone: 3882-3242
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Equipes de Supervisão e Apoio Pedagógico participam da primeira reunião do ano na Secretaria de Educação
A nova equipe de professores do Apoio Pedagógico e da Supervisão Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou a primeira reunião do ano na última segunda-feira (6/1). O encontro teve como objetivo a integração das equipes e proporcionar um espaço acolhedor e produtivo aos participantes. A recepção contou com
Principal Avenida do Pegorelli é duplicada e ganha iluminação
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou a iluminação no trecho duplicado da principal Avenida do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade. Trata-se da Avenida Geraldo Fernandes da Silva e a inauguração faz parte de um pacote de benfeitorias que estão sendo entregues para usufruto da comunidade. A revitalização do espaço inclui
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da