Pesquisar No Site
Atividades do programa Professor Alfabetizador de Caraguatatuba são retomadas para 2º semestre letivo

Atividades do programa Professor Alfabetizador de Caraguatatuba são retomadas para 2º semestre letivo
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve continuamente o Programa Professor Alfabetizador com educadores da rede municipal. Atualmente, o programa é realizado com 75 professores do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais e assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade.

#PraCegoVer: Mesa com toalha rosa. Em cima, há pacotes feitos com tecidos coloridos e ao fundo um painel nas cores azul e branco, com o brasão da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Denis Lavinas/PMC)
Com o início do 2º semestre letivo, a equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação realizou uma atividade diferenciada para marcar a retomada dos encontros de formação. Em esquema de drive-thru e divididos em grupos os alfabetizadores foram recebidos pelos professores formadores, Lindalva e Tiago, que ofertaram um kit de boas-vindas.
Semanalmente, todos os professores alfabetizadores participam de um encontro com carga horária de 3h20, onde são apresentadas novas estratégias e abordagens, além de um espaço para compartilhamento de experiências e boas práticas entre os educadores. Devido à pandemia, os encontros estão acontecendo de forma virtual.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou a recepção dos educadores e ressaltou a importância deste trabalho. Ela explicou que o Programa Professor Alfabetizador é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e estabelecida em legislação própria, que entende a importância do processo de alfabetização para a formação do cidadão.
“O trabalho desenvolvido com os professores alfabetizadores busca ampliar os conhecimentos linguísticos para que esses profissionais tenham melhores condições e ferramentas pedagógicas para detectar as dificuldades de seus alunos e realizar um trabalho reflexivo e crítico, com o intuito de que a língua seja vista como um instrumento de inclusão e valorização”, disse.
Outra atividade desenvolvida por esses profissionais da rede municipal de ensino de Caraguatatuba é a recuperação paralela, um projeto de apoio pedagógico complementar voltado a estudantes com baixo rendimento escolar, tendo como objetivo a superação de dificuldades de aprendizagem.
Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.