Pesquisar No Site
Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência

Agosto Lilás: Centro Integrado de Atendimento à Mulher acompanha 146 casos de violência
Caraguatatuba possui, desde 2017, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que atende e acolhe mulheres em situação de violência.

Fachada do prédio do CIAM (Foto: Arquivo/PMC)
Os casos chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda direto no local.
Atualmente, o CIAM acompanha 146 casos. Destes, 107 são mulheres na faixa etária de 30 a 59 anos; 35 de 18 a 29 anos; três de 60 a 64 anos e um de 65 a 69 anos.
Segundo o CIAM, a violência física lidera os casos com 68 registros; seguido da violência psicológica com 49 atendimentos, cinco de violência sexual e três de violência patrimonial. Os outros 21 casos são de mulheres que sofreram mais de um tipo de violência.
Dos 146 casos, 71 foram cometidos pelo próprio cônjuge da vítima; 63 o autor do crime foi o ex-companheiro; oito por um conhecido; dois pelo pai; um pelo filho e um pelo irmão.
O levantamento do CIAM também mostra que a maioria dos casos é de moradores do bairro Perequê-Mirim (18) e Pegorelli (12), região sul da cidade, e do Rio do Ouro (10), na região central.
O trabalho do CIAM consiste em fortalecer essas mulheres e promover seu empoderamento, por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida. A vítima receberá atendimento com assistente social, psicóloga e orientação jurídica, quando houver necessidade.
A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, faz um alerta: “é importante observar alguns sinais indicativos da violência como excesso de controle, desvalorização, chute, soco, enfim, são inúmeros sinais que devem acender uma luz de alerta. Prevenir é sempre o melhor, portanto, saiba seus direitos, não permita nenhum tipo de controle ou violência e, em caso de qualquer crime, procure as autoridades. Denuncie e prossiga até o final para que o agressor seja punido”, reforça a delegada.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Serviço:
– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM
Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)
Telefone: 3883-9908
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h
– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM
Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera
Telefone: 3882-3242
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: 3886-2960
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês de janeiro de 2025, totalizando 2.569 ações voltadas à segurança e proteção da população. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se 1.341 rondas em estacionamentos, 452 abordagens, 167 rondas em pontos turísticos e 311 multas emitidas.

IPTU 2025 tem desconto de 5% para pagamento à vista até 20 de março
Os contribuintes têm até o dia 20 de março para quitar o carnê Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba com 5% de desconto na cota única. A Secretaria da Fazenda distribuiu 79.416 carnês do IPTU pelos Correios. A 2ª via do carnê do IPTU

Caraguatatuba recebe 12ª edição do 3mFight com lutas profissionais e amadoras
Caraguatatuba recebe 12ª edição do 3mFight no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h, na Arena montada na Alameda Ciprestes, nº 145, bairro Cidade Jardim. São 18 lutas confirmadas e três disputas de cinturão. Os entusiastas da modalidade vão apreciar lutas do MMA profissional e amador, além de outros

Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta-feira
Encerram nesta quinta-feira (20/2), as inscrições para o Festival de Cultura Afro – Muvuka 2025, que celebra a arte, cultura e o empreendedorismo negro e indígena. O chamamento público disponibiliza dez vagas para artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba. O festival ocorre em abril, no bairro do Travessão. O projeto

Governo Municipal de Caraguatatuba reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta para os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gastrointestinais durante o Carnaval. A recomendação segue diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e faz parte das ações do Governo Municipal para a prevenção dessas doenças. Neste período de festas, o risco