Pesquisar No Site

9ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados para representar município em encontro estadual

9ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados para representar município em encontro estadual
9ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados para representar município em encontro estadual

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na quarta-feira (25), contou com a participação de 172 pessoas e registrou 260 visualizações com a transmissão online no canal do Youtube. O evento realizado no Teatro Mario Covas, reuniu trabalhadores do setor, sociedade civil, usuários dos serviços da assistência social, entidades e representantes do Poder Público.

#PraCegoVer: Grupo com participantes da conferência para elaboração de propostas no saguão do teatro (Foto: Divulgação/PMC)

Participaram do encontro o prefeito Aguilar Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Ângela Cristina dos Santos Sbruzzi e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Alcione Ribeiro dos Santos, além de vereadores e secretários municipais.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a Conferência teve como principal objetivo debater e traçar metas para propor políticas municipais na área da assistência social.

A presidente do Comas, Alcione Ribeiro dos Santos, destacou ser um dos dias mais importantes dentro da política de assistência social, principalmente neste momento de retomada dos trabalhos no pós pandemia. “É o momento de promover, fomentar e garantir os direitos de toda população mais vulnerável, junto com todos os atores da rede socioassistencial”, disse.

#PraCegoVer: Grupo com participantes da conferência para elaboração de propostas no saguão do teatro (Foto: Divulgação/PMC)

A secretária da Sedesc, Ângela Cristina dos Santos Sbruzzi, agradeceu presença de todos e ressaltou o trabalho da rede junto com a sociedade civil. “Através deste evento, poderemos fomentar um melhor trabalho e mais assertivo, sendo este, mais um canal para otimizar nosso atendimento”, disse.

O prefeito Aguilar Junior recordou sua passagem como chefe de gabinete em 2005, quando acompanhou a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um marco para história da cidade, sendo um avanço da política de assistência social no município.

“A partir desta implantação, o município se desenvolveu na área da assistência social, saindo na frente de outras cidades, sendo um dos primeiros municípios com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao final desta conferência, o documento com todas as propostas servirá para destacar as metas e desafios para o próximo ano, com as diretrizes necessárias para o melhor ao cidadão”, ressaltou Aguilar Junior.

A cerimônia prosseguiu com a palestra da psicóloga Ana Maria Pincolini. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde discutiram e apresentaram na plenária as propostas elaboradas nas salas. Foram escolhidas 19 propostas, sendo cinco com âmbito federal, cinco estadual e nove municipal.

Para representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de São Paulo, que ocorrerá de forma online nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, foram eleitos os seguintes delegados:

Sociedade Civil

1 – Raquel Rosângela de Medeiros Rodrigues (Titular):

2 – José Giovani da Silva (Titular);

3 – Israel Ildemar de Souza (suplente):

4 – Tiago Navarro da Fonseca (suplente);

Poder Público

1 – Cíntia Franciele de Araújo Claudino (Titular);

2 – Lívia Bachiega Yamamura (Titular);

3 – Juliana Alexandre de Souza Florentino (Suplente);

4 – Mariana Estella Cestari Lese (suplente)

A 9ª Conferência foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Assistência Social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo Municipal convoca 35 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção dos bairros de Caraguatatuba
Governo Municipal convoca 35 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção dos bairros de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba convocou mais 35 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima sexta-feira (14/2), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/02/2025
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba

O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba interditou uma lanchonete em estado precário no Centro da cidade na última semana, após denúncias registradas por cidadãos no canal 156. O estabelecimento apresentava controle de pragas vencido, licença de funcionamento expirada e diversos produtos mal armazenados, sem atender aos padrões de qualidade e identidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/02/2025
GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher
GCM de Caraguatatuba atende ocorrência do SOS Mulher

A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender uma violação de medida protetiva no bairro Travessão, em Caraguatatuba na tarde de terça-feira (4). Ao chegar ao local, foi descoberto pelos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/02/2025
Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê
Caraguatatuba recebe tradicional “Remadão” no próximo domingo no Rio Juqueriquerê

O tradicional “Remadão” chega à Caraguatatuba no próximo domingo (16), às 7h, no Rio Juqueriquerê. O evento promete atrair turistas e moradores de diversas regiões. A atividade é gratuita e recreativa, já é realizada pelo grupo Costa Norte Aventuras há anos e permite a navegação com embarcações a remo em

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/02/2025