Pesquisar No Site
Projeto “Amanhecer Saudável”: Ginástica na orla da praia é opção benéfica em tempos de pandemia

Projeto “Amanhecer Saudável”: Ginástica na orla da praia é opção benéfica em tempos de pandemia
A prática de esportes coletivos e a frequência em academias de ginástica ficaram prejudicadas em meio ao caos provocado pela pandemia do novo coronavírus. O retorno tem sido gradual e lento.

#PraCegoVer: Praia do Indaiá, faixa de areia gramada. Professor Alexandre à frente de várias pessoas, entre homens e mulheres, conduz os movimentos da aula de ginástica. (Foto: Divulgação/PMC)
Mas, em Caraguatatuba, o Projeto “Amanhecer Saudável” vem mudando o cotidiano de quem gosta e precisa praticar atividade física.
Todas as segundas, quartas e sextas, a partir das 18h, o educador físico Alexandre Fernandes da Silva reúne de 40 a 80 pessoas, na praia do Indaiá, ao lado do quiosque Guaruçá para uma aula de condicionamento físico, que trabalha o equilíbrio e o fortalecimento muscular, gratuitamente.
“Sou professor da Secretaria de Esportes e dava aulas em turnos diferentes para mais de 100 alunos no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Com a pandemia, as aulas foram suspensas. Muitos alunos me cobravam o retorno. Quando as atividades ao ar livre foram liberadas chamei os alunos para aulas na praia, à noite, para que quem trabalha, pudesse participar”, conta Alexandre.
De acordo como secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, o projeto “Amanhecer Saudável” nasceu de uma proposta do governo municipal em descentralizar a atividade física no município.

#PraCegoVer: Praia do Indaiá, faixa de areia gramada. Professor Alexandre à frente de várias pessoas, entre homens e mulheres, conduz os movimentos da aula de ginástica. (Foto: Divulgação/PMC)
“O prefeito Aguilar Junior teve a sensibilidade e elaborou o projeto em seu plano de governo, e hoje é uma realidade em nossa cidade. Além disso, esse projeto leva bem estar às pessoas. Quem tem maior qualidade de vida, encara o cotidiano de maneira mais leve, saudável e com resultados muito melhores”, ressalta Edvaldo.
O prefeito Aguilar Junior e o secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, entregaram pessoalmente a primeira leva de camisas personalizadas do projeto.
Para participar, basta levar uma toalha, canga, ou tapete de borracha, um cabo de madeira e pesos de garrafa pet pequena, cheios de água ou areia.
Aluna das aulas do Cemug, desde 2017, Elizabeth de Souza, 55 anos, comemorou a volta. “A ginástica me faz muito bem. As dores vão embora, reúno amigas e é melhor do que academia, porque o professor nos deixa à vontade, não há exibicionismo, além de ser gratuita”, destaca.
Outra frequentadora assídua há 10 anos, das aulas do professor, é Camila Renata Marques Santos, 39 anos. “Perdi peso, desenvolvi minha autoestima e autoconfiança e minha postura melhorou muito. O professor é nota 1.000. Frequentar suas aulas me livrou de uma depressão” afirma.
Já o casal, Eliomar Batista Gomes, 63 anos, e Sâmia, 62 anos, passaram a integrar o grupo há apenas três semanas. “Vim por causa de um amigo. Tenho seis hérnias de disco, não sinto mais dores e já emagreci dois quilos. Isso aqui é saúde”, comemora.
Também com poucas semanas de participação, Caroline Cristina da Silva Santos, 23 anos, foi levada pela mãe Ivonete, 47 anos. “Estou precisando emagrecer, vim e estou gostado muito”, declara.
Alexandre tem 58 anos, e é ex-jogador de futebol com passagens pelo Santos, Portuguesa, Atlético do Paraná, Universidad de Chile e o XV de Caraguatatuba, formado em Educação Física e pós-graduado em Motricidade, se diz realizado.
“O esporte é minha vida. Faço por amor. Ter o reconhecimento de todos é a melhor recompensa que posso querer”, disse.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e