Pesquisar No Site

Problemas com financeiras e telefonia celular dominam queixas do Procon de Caraguatatuba no 1º semestre

Publicado em: 15/07/2021
Projeto da municipalização do Procon é aprovado em Caraguatatuba
Problemas com financeiras e telefonia celular dominam queixas do Procon de Caraguatatuba no 1º semestre

O relatório das atividades do 1º semestre de 2021 do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 2.127 procedimentos formalizados,  2.478 atendimentos não formalizados (orientações, encaminhamentos e consultas simples) e 206 Termos de Notificação Conclusiva (TNC). As financeiras lideraram as reclamações dos consumidores entre janeiro e abril e as empresas de telefonia móvel ocuparam topo das queixas nos meses de maio e junho.

#PraCegoVer: Consumidor e funcionário na recepção do Procon de Caraguatatuba seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 como distanciamento e uso de máscara (Foto: Luís Gava/PMC)

Ao todo, 103 Termos de Notificação Conclusiva, documento que substituiu as audiências presencias entre clientes e fornecedores no período de enfrentamento à Covid-19, tiveram resolução positiva. Dos 2.127 atendimentos formalizados, 91% tiveram resolução positivas antes da expedição do TNC.

Os problemas mais reclamados das financeiras entre janeiro e abril foram relacionados às cobranças indevidas, crédito consignado; contratos não cumpridos, alterados, transferência, rescindidos e com irregularidades; e aos empréstimos não solicitados pelos clientes.

Nos meses de maio e junho, as queixas de operadoras de telefonia celular envolveram cobranças indevidas, aumento de tarifas sem prévia comunicação, mudança para um plano superior sem a autorização do proprietário da linha, não cumprimento de ofertas e recisão unilateral de contrato.  O Procon conta com 11 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

#PraCegoVer: Funcionária do Procon de Caraguatatuba atendendo consumidor seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 como distanciamento e uso de máscara (Foto: Luís Gava/PMC)

Reclamação

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

Via internet – O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  As audiências entre fornecedores e consumidores continuam suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os fornecedores têm 30 dias para se manifestarem por escrito e de forma conclusiva, objetivando a solução das questões, com ciência dos reclamantes. O Termo de Notificação Conclusiva pode substituir as audiências conciliatórias a partir da análise das respostas.

Procon de Caraguatatuba

Horário de atendimento presencial, online e via telefone: 9h às 14h

Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

E-mail: procon@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Festival de Cultura Afro – MUVUKA abre inscrições
Festival de Cultura Afro – MUVUKA abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025, evento que valoriza a arte, cultura e empreendedorismo negro e indígena. Serão selecionados 10 artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba, e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro. O festival será realizado em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/02/2025
Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba
Programa Comércio Legal oferece oportunidade de regularização para empresários de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativa o Programa Comércio Legal em um evento no dia 19 de março, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. Instituído pela Lei Complementar nº 53/2014, o programa compreende um conjunto de medidas afirmativas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/02/2025
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades
Vigilância Sanitária interdita estabelecimentos por irregularidades

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba interditou uma lanchonete em estado precário no Centro da cidade na última semana, após denúncias registradas por cidadãos no canal 156. O estabelecimento apresentava controle de pragas vencido, licença de funcionamento expirada e diversos produtos mal armazenados, sem atender aos padrões de qualidade e identidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/02/2025
Concessionária informa operação Carnaval na Rodovia dos Tamoios
Concessionária informa operação Carnaval na Rodovia dos Tamoios

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Concessionária Tamoios realiza uma operação especial de tráfego na Rodovia dos Tamoios durante o período de Carnaval, entre 1º e 5 de março de 2025. A estimativa é que aproximadamente 177 mil veículos passem pela rodovia nesse período, que também marca o encerramento

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/02/2025
Caraguatatuba espera 300 mil turistas durante Carnaval
Caraguatatuba espera 300 mil turistas durante Carnaval

O Governo Municipal de Caraguatatuba espera aproximadamente 300 mil turistas durante o Carnaval, entre sexta (28/2) e terça-feira (4/3). A expectativa é que 90% dos meios de hospedagem estejam ocupados no período, incluindo hotéis, pousadas, colônias de férias e hospedagens caseiras.  Ao todo, 21 blocos de rua desfilam nas regiões

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 27/02/2025